Na minha última ida a casa dos meus pais, lá no Sul, percebi um café da manhã diferente do que estava acostumado a presenciar naquelas bandas. Minha mãe iniciou seu dia tomando limão com água morna em seu desjejum.
“Mãe de onde tirou isso?”, perguntei. “Minha doutora me recomendou! Não me lembro o por quê, mas estou gostando e não paro mais!”. Por acaso a tal doutora é uma grande amiga minha, seguimos e acreditamos na mesma filosofia naturalista de tratamento. “Na próxima vez vou perguntar a ela por que faz bem!”, disse minha mãe. Claro que não perguntaria a mim, já que santo de casa não faz e nem responde o milagre!
Essa frutinha azeda é mais do que especial, já começando pelo fato de que, diferente da maioria das frutas, ela possui uma pequena quantidade de açúcar, a frutose. A acidez da fruta se deve a concentração de ácido cítrico em seu suco – cerca de 5 a 7% -, ou seja, cada 100 gramas de suco fresco e puro de limão contém de 5 a 7 gramas de ácido cítrico e citratos, que são os sais do ácido cítrico. Essa concentração vale para qualquer uma das suas variedades, seja o siciliano, limão-galego ou nos tipos rústicos como é o caso dos limões cravo, rosa, capeta ou vinagre.
+++ Colágeno funciona? Saiba os mitos e verdades sobre a ingestão deste suplemento
A composição dos ativos compostos do limão faz dele um grande bactericida e adstringente, capaz de depurar o sangue, fortalecer o sistema imunológico e melhorar a circulação. Além de ajudar na limpeza do organismo, o ácido cítrico e outras substâncias como pectina, bioflavonoides, limoneno, ajudam na manutenção da imunidade e protegem contra infecções, contendo ainda vitamina C, cálcio e magnésio, que o tornam um ótimo antibiótico, antiviral e auxiliar na melhora da pele e na perda de peso – com certeza este último foi o motivo que levou essa simples mistura a fama!
Vamos então quebrar mitos e falar sobre todos os benefícios que essa poção mágica pode nos trazer!
Qual o melhor horário e forma para se tomar?
Qualquer horário é a hora certa dependendo o benefício que você busca, mas eu indico ingerir um copo de água morna com limão, logo ao levantar-se pela manhã, assim você já começa o seu dia promovendo uma grande limpeza no seu corpo, eliminando as toxinas que o organismo acumulou durante a noite e preparando o organismo para operar da melhor forma possível pelo resto do dia.
A forma de preparo é bem simples
Utilize 200ml de água pura, morna e não deixe a água ferver, esprema meio limão e beba em jejum, aproximadamente meia hora antes do seu café da manhã.
Desintoxicante
O limão é um grande aliado na hora de desintoxicar o corpo de todas as substâncias nocivas das quais estamos expostos durante o dia, seja através de metais pesados encontrados nos cosméticos, desodorantes, pelos agrotóxicos e demais agentes químicos encontrados nos alimentos e mesmo a poluição.
A medicina indiana ayurvédica acredita que o sabor azedo do limão ajuda a estimular o “agni” (fogo digestivo). Na filosofia ayurveda, um forte estímulo ao agni inicia o sistema digestivo, facilitando a digestão de alimentos e ajudando a prevenir o acúmulo de toxinas, ou seja, em jejum e com água morna você estará dando uma força ao seu fígado, mas todos os demais benefícios você tem tomando-o a qualquer outro momento do dia.
Mas não posso tomar puro?
É importante tomar com água porque assim você estará protegendo o esmalte dos seus dentes.
Náuseas
Uma das substâncias encontradas no limão, o limoneno, principalmente encontrado na casca, tem poder também de ajudar a eliminar as náuseas, principalmente das grávidas, que podem também acrescentar lascas de gengibre para aumentar o efeito, mas caso queira esse efeito, não esqueça de bater o limão com a casca! O limão aumenta o estímulo de enzimas digestivas, então logo após o almoço ou jantar um shot de limão com um pouco de água vai muito bem!
Atua prevenindo cálculos renais
O ácido cítrico presente no limão pode ajudar a prevenir cálculos renais. A School of Medicine and Public Health recomenda aumentar a ingestão de ácido cítrico para diminuir o risco de desenvolvimento de pedras nos rins. Beber água com limão não só ajuda a obter mais ácido cítrico como também ajuda a manter os rins bem hidratados. O ácido cítrico diminui a concentração de oxalato no nosso organismo, que quando junto com o cálcio forma o oxalato de cálcio, as temíveis pedras nos rins!
O mito da gastrite
Nem o limão, nem a água com limão podem resultar em gastrite. Existe um mito de que o limão causa acidez no estômago, o que não é verdade. Pelo contrário, o limoneno estimula a prostaglandina que está relacionada a formação do muco protetor estomacal.
Além disso, depois de ingerido, o limão não permanece na forma ácida, ele transforma-se em sais alcalinos no organismo. A estrutura química do ácido cítrico confere poder complexante (fixa cátions como cálcio, ferro, potássio e magnésio) e tamponante (estabiliza o pH de soluções aquosas), tornando-se agente de alcalinização do metabolismo orgânico, daí o por quê ser preventivo de cálculos renais.
Este composto cumpre papel importante na estabilização do pH dos líquidos corporais, inclusive do sangue, e no sistema de formação e manutenção óssea. Ou seja, é alimento ácido sim, mas que provoca alcalinidade quando ingerido.
Melhora o hálito
O limão estimula a criação de saliva, e a água ajuda a prevenir uma boca seca, o que reduz o mau hálito causado pela boca seca e excesso de proliferação de bactérias.
Melhora da pele
Um estudo publicado na American Society for Clinical Nutrition concluiu que as pessoas que consumiram mais vitamina C tiveram menos risco de ter uma pele com mais rugas e seca. O fato é que a vitamina C ajuda a produção natural de colágeno no organismo assim como a água reduz a desidratação da pele.
Auxilia no emagrecimento
Um estudo, publicado no Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition, mostrou que os antioxidantes de polifenóis encontrados no limão reduziram significativamente o aumento de peso causado por uma dieta rica em gordura em camundongos. Além disso, a resistência à insulina foi melhorada. Embora os mesmos resultados precisem ser comprovados em humanos, há fortes evidências de que a água com limão previne ganho de peso. Entretanto, se isso é devido a um aumento na ingestão de água ou devido aos polifenóis do limão ainda é preciso analisar de forma mais minuciosa.
+++ Açúcar e envelhecimento! Entenda a relação e como desacelerar esse processo
Evita problemas vasculares
O limão atua como agente mineralizante, promovendo a absorção de minerais, o que aumenta a biodisponibilidade garantindo a sua efetiva utilização pelo nosso organismo. Estes sais alcalinos são considerados excelentes preventivos contra o excesso de viscosidade sanguínea, resultando na prevenção contra acidentes vasculares, pois ao tornarem o meio líquido corporal alcalinizado, os citratos devolvem a viscosidade normal ao sangue.
Combate a anemia
80% do ferro circundante em nosso organismo é usado na formação dos glóbulos vermelhos do sangue e geralmente nosso corpo o armazena no fígado, baço, ossos e musculatura. O limão não possui quantidades expressivas em ferro, mas seus ácidos, principalmente o ácido cítrico é fundamental no processo de fixação desse mineral, por isso a importância do consumo do limão integrado a raízes, sementes e outras frutas e folhas ricas em ferro.
Acessível, natural e barato, o limão é uma super fruta que tem o poder de realizar uma reengenharia da qualidade hídrica beneficiando o cérebro, pulmões, rins, sistemas linfático, imunológico e nervoso, intestinos, fígado, enfim todo nosso organismo! Como diz o ditado popular: Se a vida lhe der um limão, faça dele uma limonada! Saúde!
JAMAR TEJADA
Todas as quartas-feiras temos conteúdos exclusivos sobre métodos naturais para cuidarmos da saúde e do corpo… Daquele jeito que nós amamos!
Instagram: @Tejard
Contato: (11) 3063-1333
ACESSEM OUTROS TEXTOS QUE JÁ FORAM AO AR:
+++ Regra simples de educação: A criança que se alimenta bem hoje é o adulto com saúde amanhã!
+++ A idade chega para todos! 10 regras básicas para desacelerar o envelhecimento