Publicidade

Entenda o que é a afasia, doença que Bruce Willis foi diagnosticado

O ator Bruce Willis deu uma pausa na carreira ao ser diagnosticado com afasia, doença que dificulta a fala; neurologista explica quais as principais causas e consequências dessa condição

Entenda o que é a afasia, doença que Bruce Willis foi diagnosticado – Reprodução / Instagram / @dobledebruce

Nessa quarta-feira, 30 de março, a família de Bruce Willis anunciou que o ator fará uma pausa na sua carreira após ser diagnosticado com afasia. Pelas redes sociais, a esposa e os filhos explicaram a situação. 

Publicidade

“Queríamos compartilhar que nosso amado Bruce está passando por alguns problemas de saúde e recentemente foi diagnosticado com afasia, o que está afetando suas habilidades cognitivas. Como resultado disso, Bruce está se afastando da carreira que significou tanto para ele. Este é um momento realmente desafiador para nossa família e estamos muito gratos por seu amor, compaixão e apoio contínuos”, disseram, na postagem.

Entenda os sintomas causados pela afasia

Você sabe o que é, de fato, a afasia? A Bons Fluidos conversou com Dr. Felipe Chaves Duarte Barros, médico neurologista especialista em AVC. Ele explica que essa condição é um sintoma e, ainda que toda a musculatura que produz o som esteja saudável, o paciente não consegue se comunicar.

“Isso pode acontecer por uma combinação entre uma dificuldade de compreender as palavras. Elas passam a não fazer sentido para o paciente, e uma dificuldade de se expressar. O paciente não consegue dar nome ao que quer dizer e não consegue organizar isso em frases. Mesmo que ele tente  escrever ou se comunicar de outra forma, como por gestos, também tem dificuldade”, esclarece.

+++ Por que o controle do peso é importante para quem quer engravidar?

Publicidade

Segundo o Dr. Felipe, as causas mais comuns englobam AVC na região da linguagem, além de tumores e doenças neurodegenerativas — como o Alzheimer e a afasia progressiva primária. Como consequência, a fala do paciente é fragilizada.

Mas, como os pacientes se sentem? “Ao sentir sede, por exemplo, a pessoa com afasia pode ter dificuldade de trazer as palavras copo e água à mente e comunicar isso para seus cuidadores. Ao ser perguntado se quer ir ao banheiro, mesmo estando com vontade, ele tem dificuldade de entender o que essa frase quer dizer e responder uma coisa diferente do que ele sente.”

+++ Cantor Tom Parker morre, aos 33 anos, de câncer cerebral; é possível ser curado da doença?

Publicidade

O médico esclarece que o tratamento depende da causa da doença. Mas, no geral, o foco é trabalhar a reabilitação da linguagem com a ajuda de fonoaudiólogos, além de cuidados multiprofissionais com terapeutas, neuropsicólogos e neurologistas para garantir à pessoa mais conforto e autonomia.

“Pense que, de repente você fosse transportado para um país estrangeiro, onde todos não falassem a sua língua. E, pedindo uma licença poética aqui, ao falar consigo mesmo, você também respondesse nessa língua estrangeira. É uma sensação semelhante ao que sente um paciente com afasia grave. Seu cuidado exige muita empatia e compreensão sobre a doença”, finaliza.

Publicidade