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Relógio biológico: ajuste seus ponteiros para viver com saúde

Na coluna desta semana, Jamar Tejada explicou a influência e a importância do ciclo circadiano na manutenção da nossa saúde

JAMAR TEJADA Publicado quarta 5 maio, 2021

Na coluna desta semana, Jamar Tejada explicou a influência e a importância do ciclo circadiano na manutenção da nossa saúde
Entenda como o ciclo circadiano influencia na sua saúde - Pexels

Você sempre ouviu falar sobre relógio biológico e sempre o associou ao número de idas ao banheiro! Você não estava errado, mas o nosso relógio biológico tem funções que vão bem além disso. Será que os seus ponteiros estão ajustados?

O ciclo circadiano, ritmo circadiano ou relógio biológico é o período de 24 horas em que nosso relógio biológico interno mantém as atividades e todo o funcionamento biológico do corpo como metabolismo, sono e vigília, a secreção de hormônios e o metabolismo energético e renovação celular. Esse ciclo é influenciado pela exposição à diferentes tipos de luminosidade ao longo do dia -- quanto menos luz mais sono, quanto mais claro o dia mais desperto... pelo menos assim deveria ser -- assim como sofre influência da incidência de raios solares e da temperatura ao longo do dia. 
 
Se todas essas funções primordiais são influenciadas pelo relógio biológico, então para desajustar os ponteiros basta uma simples alteração como diminuir seu horário do sono, passar as noites  em claro, trocar a noite pelo dia ou mesmo uma mudança de fuso horário quando viajamos para fora.

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Entenda como funciona o ciclo circadiano
Divulgação/ activepharmaceutica

Qual o resultado desse desajuste? 

Desregulação metabólica e endócrina como, por exemplo, o aumento da liberação de cortisol que vai te deixar mais estressadinho  ao longo do dia, diminuição da liberação de melatonina e de hormônios do crescimento, até mesmo influência sobre os sistemas nervoso central, cardiovascular e imunológico. O problema é que esses desajustes, quando constantes, acabam por favorecer o desenvolvimento de uma ampla variedade de doenças, incluindo obesidade, diabetes, câncer, doenças cardiovasculares e maior susceptibilidade a infecções. 

Você deve estar lendo e pensando que é óbvia essa alteração hormonal quando não dormimos ou realizamos nosso ciclo circadiano de maneira correta, o que você não deve imaginar é que essa alteração também influencia nossa microbiota intestinal, que favorece o desenvolvimento dessas doenças! Aí está o motivo de associarmos o relógio biológico com nossas idas ao banheiro!

A cada dia estudos e mais estudos comprovam  a importância da microbiota intestinal como reguladora de inúmeros processos biológicos, incluindo a digestão de componentes da dieta, absorção de nutrientes, modulação do metabolismo energético, regulação das respostas imunes, dentre tantos outros que já citei em minhas colunas anteriores -- aliás microbiota poderia sempre ser discutido por aqui tamanha a sua importância -- e todos esses processos de responsabilidade da microbiota são influenciados pelas variações no ciclo circadiano.  

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Jet Lag x Microbiota intestinal

Pensando nisso, um estudo conduzido por pesquisadores do Instituto Weizmann de Ciência e publicado na revista Cell avaliou se o “jet lag” (alteração no ciclo circadiano devido a viagens, mudanças de fuso horário, distúrbios hormonais ou de sono) modifica a composição da microbiota intestinal, favorecendo o desenvolvimento de diferentes doenças metabólicas. O estudo demonstrou que diversas espécies de bactérias que compõem a microbiota intestinal têm seu desenvolvimento guiado pelo ciclo claro-escuro, aumentando ou reduzindo sua proliferação ou função ao longo do dia ou da noite.

Um exemplo deste fenômeno ocorre com um tipo de Lactobacillus , o reuteri, uma bactéria que promove diferentes benefícios metabólicos ao hospedeiro. Se percebeu que o Lactobacillus reuteri está presente em maiores concentrações e é mais ativa no período diurno em comparação ao período noturno, sugerindo que a dinâmica da  microbiota intestinal pode influenciar a manutenção da homeostase metabólica do organismo humano.

Além disso, esse estudo demonstrou que as modificações da microbiota intestinal decorrentes do jet lag alteram a secreção de diferentes compostos produzidos pelas bactérias, incluindo bacteriocinas. Assim, o jet lag pode favorecer o desenvolvimento de uma disbiose intestinal, desequilíbrio entre as bactérias comensais e patogênicas que compõe a microbiota que, por sua vez, está associada ao desenvolvimento de diferentes doenças intestinais, metabólicas, cardiovasculares e neuropsiquiátricas, daí o motivo de seu intestino desregularizar quando faz aquela viagem com fuso horário tão diferente ao que ele estava acostumado, não é só você que precisa se adaptar, suas bactérias também!

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Nesse estudo, analisaram a composição da microbiota de indivíduos 24 horas após realizarem uma viagem longa de avião, atravessando diferentes fusos horários e interrompendo o ciclo do sono. E foi observado um aumento de bactérias do filo Firmicutes, o qual está associado com a alta propensão para o desenvolvimento da obesidade e de doenças metabólicas.

Desta forma, este estudo concluiu que alterações no ciclo circadiano também interferem na composição da microbiota intestinal, podendo favorecer o desenvolvimento de doenças como a diabetes e a obesidade. Não pense que basta tomar probióticos com bacteroidetes, já que as bactérias associadas ao emagrecimento para equilibrar nossa microbiota, esse mecanismo é bem mais complexo, até porque infelizmente não existe ainda no mercado probióticos de bacteroidetes, essas bactérias são anaeróbias, ou seja não sobreviveriam em cápsulas porque só vivem na ausência de oxigênio.

Enfim, mais uma vez a natureza nos mostrando que temos que seguir seu ritmo, que ela influencia cada ser aqui na Terra, dos gigantes aos microscópicos, e que produz o efeito no modo mais breve em que pode ser produzido.  A arte do bem viver está no equilíbrio de nossas balanças, mental, espiritual e fisiológica com a balança que rege o Universo, a das leis da Natureza. Quer saber mais sobre esse estudo? Acesse: https://www.cell.com/fulltext/S0092-8674(14)01236-7

JAMAR TEJADA


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Último acesso: 21 Jun 2021 - 22:38:37 (1044894).