Testeira

A idade chega para todos! 10 regras básicas para desacelerar o envelhecimento

Na coluna desta semana, Jamar Tejada listou dez recomendações para manter a aparência, a saúde e o espírito mais jovens

JAMAR TEJADA Publicado quarta 10 fevereiro, 2021

Na coluna desta semana, Jamar Tejada listou dez recomendações para manter a aparência, a saúde e o espírito mais jovens
Veja 10 dicas para viver mais e melhor na terceira idade - Pexels

Se tem um assunto que todo mundo se preocupa é o envelhecimento. Não estou falando sobre não aceitar a idade -- pelo menos esse não deveria ser o assunto -- falo sobre envelhecer bem.

Vivemos em tempos nos quais os mais modernos e variados processos tecnológicos avançam nessa luta anti-aging. Esses avanços também aumentaram a expectativa de vida, aliás essa tende a aumentar cada vez mais e mais, o que faz com que nossa percepção sobre o envelhecimento mude.

A própria indústria cosmética está mudando sua percepção e ação de marketing. Há uma maior inclusão de idosos, até porque a tendência é que haja uma população mais velha. Atualmente os idosos representam 14% da população brasileira, em 2050 serão mais de 30%, seremos, em números absolutos a quinta nação com mais idosos do mundo. Já em 2031, de acordo com projeções do IBGE, nossa população idosa deve ultrapassar a de crianças e adolescentes. A expectativa de vida de um brasileiro tem aumentado cerca de três meses a cada ano.  A ideia da indústria cosmética de “combate a idade” mudou para “uma pele mais saudável e radiante”, beleza e juventude deixaram de ser palavras sinônimas.

+++ Clean beauty: o novo conceito em cosmética natural que é tendência mundial

Mas quem é idoso?

Nos países em desenvolvimento, entre eles o Brasil, aquela pessoa com idade a partir de 60 anos, conforme o critério da Organização das Nações Unidas (ONU), definido em 1982 na 1ª Assembléia Mundial do Envelhecimento. Já nos países desenvolvidos é considerada idosa aquela pessoa com mais de 65 anos, ou seja, no Brasil nos tornamos idosos cinco anos antes dos outros que moram em países ricos, mas uma simples mudança de endereço não vai fazer com que se diminuam os efeitos do tempo.

Na teoria, o envelhecimento fisiológico é definido como um conjunto de alterações que ocorrem no organismo humano que implica em perda progressiva da reserva funcional sem que comprometa as necessidades básicas de manutenção de vida. (JACOB-FILHO et al., 2006).

Então, o segredo do antienvelhecimento parece muito simples. Basta aumentarmos nossa reserva funcional, mas infelizmente não é tão simples assim. O envelhecimento é regulado por mecanismos celulares internos e modulado pela influência do meio ambiente, ou seja, o envelhecimento acontece pela ação conjunta de dois fatores: como vivemos no mundo de fora com o que colocamos para o mundo de dentro e aí sim está o segredo, o equilíbrio.

+++ Insônia X tratamentos naturais: usufrua do poder dos fitoterápicos, dos Florais de Bach e dos óleos essenciais

E como desacelerar o processo de envelhecimento?

Não podemos frear o tempo, mas podemos desacelerar o mecanismo do efeito de ação dele. Algumas medidas simples fazem toda a diferença:

1 - Beba mais água, corte ou diminua sucos industrializados, bebidas alcoólicas e refrigerantes!

2 - Tabagismo, excesso de medicamentos entre outros vícios químicos, não precisa nem explicar o quanto esses interferem, não?

3 - O sol pode te ajudar na obtenção da vitamina D, essencial a muitas funções do organismo. Mas a exposição solar exagerada e principalmente sem proteção, ao longo da vida, pode aumentar os riscos de manchas e câncer de pele;

4 - Use protetor solar, mesmo dentro do escritório, pois ali tem outro inimigo: a luz azul;

5 - Evite poluição. Não é fácil, mas pelo menos limpe sempre sua face;

6 - Medite! Não gosta? Aprenda a gostar! Meditação atualmente é mais que uma terapia, é uma necessidade e interfere diretamente sobre o processo de envelhecimento, pois ajuda no equilíbrio da ansiedade e da insônia. 

7 - Durma mais, o sono interfere diretamente na melhora do sistema imunológico, na secreção de hormônios, como o de crescimento e insulina, deixa a pele mais bonita e saudável, além de relaxar toda a musculatura.

+++ Autoamor: um exercício que exige disciplina constante

8 - O uso de cosméticos inadequados para seu tipo de pele ou produtos corporais na face pode prejudicar, alterando o pH natural, ressecando a pele ou aumentando a oleosidade do local, obstruindo poros e causando manchas, acne e até descamação.

9 - Dietas doidas, sim, aquelas dietas que alteram todo seu metabolismo em apenas alguns dias ao invés de te ajudarem, só aceleram seu processo de envelhecimento. Flacidez é o primeiro  resultado.

10 - E por fim e talvez a mais importante das dicas: melhore sua alimentação. Uma dieta balanceada rica em frutas, legumes e verduras é mais que fundamental, é regra básica para equilíbrio da microbiota (flora intestinal), assim como  para a correta nutrição do organismo, alimentos ricos em nutrientes como selênio, licopeno, flavonoides, vitaminas A, C, E e coenzima Q10 reduzem os radicais livres, interferindo diretamente na produção de colágeno e elastina, resultando em uma pele mais firme e com menos rugas.

Como disse, não somos deuses com poderes de interferência sobre o tempo, mas somos deuses com o poder da sabedoria para as melhores escolhas!

Escolha sempre o melhor, escolha aquilo que trará saúde não só para o seu corpo, mas para sua mente e espírito!

JAMAR TEJADA


Todas as quartas-feiras temos conteúdos exclusivos sobre métodos naturais para cuidarmos da saúde e do corpo... Daquele jeito que nós amamos!

Instagram: @Tejard

Contato: (11) 3063-1333

ACESSEM OUTROS TEXTOS QUE JÁ FORAM AO AR:

+++ Aromas que curam: um guia completo sobre aromaterapia e seus efeitos no organismo

+++ Minimalismo: A constante luta contra o apego, quando o menos vale mais

Último acesso: 04 Mar 2021 - 15:27:23 (1044347).