Estudante se torna primeira pessoa paraplégica a se formar em Medicina

Inspiração para todos: no Paraná, Elaine não deixou as dificuldades superarem e se formou em Medicina, mesmo tendo tetraplegia

Estudante se torna primeira pessoa paraplégica a se formar em Medicina – Reprodução / TV Globo

Uma história de superação que, com certeza, vai te inspirar! Elaine Luzia dos Santos, de 33 anos, teve sua vida mudada quando sofreu um AVC, em 2014, e perdeu todos os movimentos do pescoço para baixo. A moradora de Cascavel, no Paraná, não deixou a tetraplegia impedir que ela realize seus sonhos. No último mês, Elaine se formou em Medicina e se tornou a primeira pessoa tetraplégica a realizar o feito.

Publicidade

Estudante se torna primeira pessoa paraplégica a se formar em Medicina

“Vocês também são corresponsáveis pelo meu sucesso. Vocês não apenas me acolheram, mas também tomaram parte de si por minha causa. Tenham amor no cuidado com cada paciente, em tudo que vocês fizerem”, foi o que ela disse, durante seu discurso na colação de grau.

+++ 4 atitudes feitas em 15 minutos te ajudam a manter o bem-estar e a saúde em dia

Elaine consegue se comunicar através da soletração, usando o olhar e uma tabela que a auxilia na comunicação. Para cursar Medicina, ela recebeu ajuda de Clarice Palavissini, pedagoga que a acompanhou em todas as aulas práticas. Para a TV Globo, Clarice disse que Elaine foi um exemplo de estudante do começo ao fim do curso: dedicada e raramente faltava às aulas. A mais nova médica quer, agora, se especializar em Radiologia.

“Isso se chama inclusão e é muito bonito porque foi completa. […] A Elaine é inserida em um contexto de ensino com muita naturalidade, como dever ser. […] nada foi feito de modo a facilitar a vida dela, nós inserimos ela, mas nem por isso tornamos as coisas mais fáceis para ela”, contou, também para a Globo, a professora do curso de Medicina, Rúbia Betânia Boaretto.

+++ Exagerou? Nutricionista ensina receita de bebida detox para combater excessos do Carnaval