Publicidade

Por que sentimos vontade de comer doce após as refeições?

De acordo com especialista, a serotonina é a explicação pela qual sentimos vontade de comer doce após o almoço, principalmente; entenda!

Por que sentimos vontade de comer doce após as refeições? – Pexels

Você é o tipo de pessoa que acaba uma refeição e PRECISA comer algum doce para se sentir saciado? Muitos podem pensar que este hábito faz parte da cultura, já que crescemos com o pensamento de que, após o almoço, principalmente, temos que comer um docinho. Porém, há uma explicação de por que isso ocorre: o hormônio da serotonina!

Publicidade

Por que sentimos vontade de comer doce após as refeições?

Em entrevista ao portal de notícias R7, o médico José Antônio Miguel Marcondes, cocoordenador do Centro de Diabetes do Hospital Sírio-Libanês, explicou que a serotonina — o hormônio da felicidade — também é produzida com a ingestão de carboidratos, especialmente doces.

+++ No ES, cão gari ‘trabalha’ com a dona; conheça a história

“Quando começamos a comer, o cérebro emite um sinal no sentido de aumentar a quantidade de serotonina. O nosso corpo precisa do triptofano para produzir serotonina, e os carboidratos são ricos em triptofano. Dos carboidratos, os absorvidos mais rapidamente são os doces. Parece que o cérebro emite um sinal no sentido de procurarmos esses alimentos para repor o estoque de serotonina”, disse.

O médico explica que nosso corpo queima esse hormônio durante o processo de digestão dos alimentos. Por isso, há a necessidade de reposição. Dessa maneira, os doces liberam o triptofano, um aminoácido necessário para a produção de serotonina.

Publicidade

+++ Crianças que praticam atividades físicas diárias têm mais chances de se tornarem adultos saudáveis