Publicidade

Crianças que praticam atividades físicas diárias têm mais chances de se tornarem adultos saudáveis

”Crianças e adolescentes fisicamente ativos têm grandes chances de se tornarem adultos ativos”, afirma especialista; confira

Crianças que praticam atividades físicas diárias têm mais chances de se tornarem adultos saudáveis – Freepik / standret

Em 2019, a Organização Mundial de Saúde (OMS) realizou o primeiro estudo global sobre sedentarismo entre crianças e adolescentes. Analisando informações coletadas em 2016 de 1,6 milhão de estudantes (com idade entre 11 e 17 anos), em 146 países, constatou que 81% dos pesquisados não faziam atividades físicas suficientes. Entre as crianças e adolescente brasileiros o índice foi um pouco maior. De acordo com o levantamento, 84% delas praticavam menos exercícios do que o recomendado pela organização.

Publicidade

Estes números são alarmantes se forem levados em consideração todos os malefícios causados pela falta de atividade física regular. O casal de médicos Thanguy e Patrícia Friço, autores do livro Pais Saudáveis = Filhos Saudáveis, publicado pela Editora Gente, destacam que um estilo de vida sedentário pode prejudicar a saúde de várias formas, ocasionando doenças como diabetes, obesidade, ansiedade, colesterol alto e infarto do miocárdio.

“Por sua vez, crianças e adolescentes fisicamente ativos têm grandes chances de se tornarem adultos ativos. Isso já foi comprovado”, afirma Patrícia. Dessa maneira, conforme a médica, promover a prática regular de exercícios físicos na infância e na adolescência significa formar uma base sólida para reduzir o sedentarismo na idade adulta, favorecendo a melhoria da saúde e da qualidade de vida.

Para mais informações, CLIQUE AQUI e acesse a matéria completa no site da revista VIVA SAÚDE, parceira da BONS FLUIDOS.

Publicidade