Xô, tristeza! Aprenda a dar um boost nos seus 4 hormônios da felicidade de forma natural

Saiba como liberar dopamina, serotonina, oxitocina e endorfina de maneira natural

Bons Fluidos Publicado segunda 23 novembro, 2020

Saiba como liberar dopamina, serotonina, oxitocina e endorfina de maneira natural
Aprenda a dar um boost no seus 4 hormônios da felicidade de forma natural - Pexels/ Wendy Wei

Temos a mania de pensar que precisamos de muitas coisas para sermos felizes, no entanto, não reparamos que alguns detalhes como beber uma xícara de café, fazer cafuné no cachorro ou escutar uma música é capaz de nos fazer mais felizes do que imaginamos. 

Embora ainda não seja recomendado realizar muitas tarefas que envolva aglomeração como fazer um cruzeiro, conhecer outro país ou ir ao show de sua banda preferida, nesse novo normal -- também conhecido como vida em uma pandemia -- alguns rituais simples alegram e mudam o nosso humor instantaneamente. 

+ VEJA TAMBÉM: Pesquisa aponta que pessoas que sorriem são mais atraentes do que pessoas sérias

Agora, mais do que nunca, é importante aprender a valorizar alguns pequenos momentos, já que nestas situações orgânicas, nosso corpo é capaz de sentir felicidade da maneira mais genuína possível. 

Existem quatro hormônios principais que acionam sentimentos de felicidade, e cada um deles está conectado a eventos ou recompensas específicos. Compreender esses hormônios e como eles funcionam pode ajudá-lo a descobrir até mesmo pequenas maneiras de se sentir melhor em um período tão estressante.

DOPAMINA

Também conhecido como o hormônio da "sensação de bem-estar", a dopamina é um hormônio e neurotransmissor que é uma parte importante do sistema de recompensa do seu cérebro. A dopamina está associada a sensações de prazer, junto com aprendizado, memória, função do sistema motor e muito mais.

Como aumentar os níveis de Dopamina: insira em sua dieta alimentos como cacau, café, chá-verde, amêndoas e todos os produtos de origem animal. 

SEROTONINA

Este hormônio (e neurotransmissor) ajuda a regular seu humor, bem como seu sono, apetite, digestão, capacidade de aprendizado e memória.

Como aumentar os níveis de Dopamina: pratique atividades físicas, tome sol diariamente (com protetor solar), coma alimentos com ômega três e triptofano. 

+ VEJA TAMBÉM: Método Marie Kondo: 5 dicas de arrumação da maior guru da organização que mudarão sua vida

OXITOCINA

Frequentemente chamada de “hormônio do amor”, a oxitocina é essencial para o parto, amamentação e um forte vínculo entre pais e filhos. Esse hormônio também pode ajudar a promover a confiança, a empatia e o vínculo nos relacionamentos, e os níveis de oxitocina geralmente aumentam com a afeição física como beijos, carícias e sexo.

Como aumentar os níveis de Oxitocina: mantenha contato com pessoas, pratique boas ações e invista em abraços, massagens e cafunés. 

ENDORFINA

As endorfinas são o analgésico natural do corpo, que ele produz em resposta ao estresse ou desconforto. Os níveis de endorfina também tendem a aumentar quando você se envolve em atividades que produzem recompensas, como comer, malhar ou fazer sexo.

Como aumentar os níveis de Endorfina: tenha uma vida sexual ativa, pratique atividade física frequentemente, tenha pensamentos positivos. 

Último acesso: 16 Jan 2021 - 12:01:49 (1043850).