Você tem obesidade mental? Entenda o que é o termo e como evitar o problema na era da informação

Segundo Ryan Polgar, gastamos cada vez mais tempo coletando informações do que refletindo e transformando-as em conhecimento

Bons Fluidos Publicado quarta 11 novembro, 2020

Segundo Ryan Polgar, gastamos cada vez mais tempo coletando informações do que refletindo e transformando-as em conhecimento
Entenda o que é obesidade mental e como identifica-la - Pexels

O termo Obesidade Mental pode parecer inusitado já que a frase não funciona no sentido literal, e faz uma analogia a um distúrbio alimentar, no entanto, na era da informação, obesidade e mente são palavras que se combinam e podem levantar debates interessantes sobre a 'digestão' de conteúdos. 

Obesidade mental não tem relação com o consumo exagerado de alimentos calóricos ou gordurosos, mas relaciona-se com a exposição constante a informações recebidas diariamente pelos dispositivos tecnológicos. 

 

+ VEJA TAMBÉM: Veja 7 sinais que indicam vício em redes sociais e estratégias para fazer um detox

Segundo o escritor e colunista David Ryan Polgar em uma palestra TED Talk, o dilema atualmente enfrentado por milhões de pessoas é que estamos cada vez mais presos na fase de coleta de informações e não passamos o tempo necessário refletindo sobre as informações e transformando-as em conhecimento.

Ao pesquisar um determinado tema em um buscador, somos bombardeados por milhares de conteúdos já publicados sobre o assunto, no entanto, é muito facil distrair-se e clicar em um outro artigo que não tem relação com o objetivo da pesquisa inicial. 

De acordo com Polgar, isso está acontecendo porque a informação passou de uma quantidade finita para uma quantidade infinita. 

+ VEJA TAMBÉM: Veja 7 sinais que indicam vício em redes sociais e estratégias para fazer um detox

"Quando há um fluxo infinito de informações nós consumimos, consumimos, consumimos. Isso é semelhante às nossas taxas crescentes de obesidade. Alimentos não saudáveis ​​são mais saborosos do que alimentos saudáveis, e a maioria de nós agora tem uma quantidade quase ilimitada de opções de alimentos não saudáveis", destacou o escritor. 

Para ele, ter um relacionamento saudável com a informação tem relação com encontrar um equilíbrio entre o consumo de informação e a reflexão e evitar distrações ou diminuir o tempo gasto ao ser bombardeado por informações sem valor  intelectual.
 

Último acesso: 25 Sep 2021 - 12:07:25 (1043782).