O sonambulismo é um comportamento mais comum em crianças do que em adultos no qual o indivíduo se levanta durante a noite e caminha ou realiza atividades pela casa. Estas pessoas não se lembram de se levantar ou de se envolver nas atividades e geralmente os episódios de sonambulismo não sinalizam nenhum problema sério ou requerem tratamento.
+ VEJA TAMBÉM: Afinal, o ovo é vilão ou amigo de quem deseja emagrecer? Nutricionista responde
No entanto, conviver com um sonâmbulo pode não ser muito fácil, especialmente se os episódios de sonambulismo são frequentes. O medo constante desta pessoa se acidentar, colocar fogo na casa ou abrir a porta e sair pelas ruas na madrugada é uma realidade. Alguns cuidados básicos podem tornar essa convivência mais tranquila e evitar problemas sérios:
1. Não deixe objetos jogados no chão: sonâmbulos podem sofrer acidentes domésticos durante os episódios de sonambulismo ao tropeçar em objetos na casa.
2. Não tente acordar um sonâmbulo: ao tentar acordar um sonâmbulo durante um episódio ele pode reagir de forma violenta. Prefira guiá-lo delicadamente até a cama.
3. Não deixe sonâmbulos dormirem em beliches ou locais altos: eles podem cair da cama durante os episódios de sonambulismo.
4. Não deixe janelas abertas ou sem telas: sonâmbulos podem sofrer acidentes graves ao cair de janelas durante episódios de sonambulismo.
5. Não deixe o acesso fácil a objetos cortantes: sonâmbulos podem abrir gavetas e armários e se acidentar com ferramentas cortantes.
6. Não seja reativo ao ver uma pessoa caminhando pela casa a noite: você pode se assustar com sonâmbulos e confundi-los com invasores ou ladrões, por isso antes de reagir certifique-se.
7. Não deixe acesso fácil as chaves: sonâmbulos fazem atividades comuns dormindo como se estivessem acordados e podem tranquilamente pegar chaves, abrir portas e até dirigir carros.