comportamento   / Temperamentos

Os 4 temperamentos: descubra se você é colérico, fleumático, sanguíneo ou melancólico

Segundo o pai da medicina Hipócrates, alguns fenômenos biológicos são responsáveis pelos nossos comportamentos

Bons Fluidos Publicado quarta 25 novembro, 2020

Segundo o pai da medicina Hipócrates, alguns fenômenos biológicos são responsáveis pelos nossos comportamentos
Saiba com qual temperamento você mais se identifica - Pexels

A teoria do temperamento proposta pelo pai da medicina Hipócrates na Grécia antiga sugere que quatro fluidos corporais (chamados de humores) - bile negra, bile amarela, catarro e sangue - afetam diretamente a personalidade, o comportamento e a saúde de um indivíduo. Ou seja, ele acreditava que fenômenos biológicos eram responsáveis pelos nossos comportamentos.

Acredita-se que cada pessoa nasce com um dos 4 temperamentos mais aguçado. Em alguns, o temperamento é mais evidente, como os sanguíneos, que contagiam e elevam o astral de uma festa, por exemplo, ou o melancólico, que costuma ser mais introvertido e reservado. 

+ VEJA TAMBÉM: Você é uma pessoa sensitiva? Veja 6 sinais que demonstram que você tem percepção aguçada

Em momentos dos quais se discute cada vez mais sobre inteligência emocional, a teoria dos 4 temperamentos voltaram aos debates, especialmente por empresas que procuram entender o perfil dos funcionários de maneira mais aprofundada. 

Veja abaixo uma breve descrição sobre cada temperamento e descubra com qual você mais se identifica:

Colérico

Líderes natos, os coléricos são pessoas corajosas e determinadas. Eles costumam saber coordenar e delegar funções com facilidade, no entanto, seu comportamento um tanto explosivo e impaciente atrapalha seus relacionamentos. Mudar de ideia e entender outras visões sobre determinado assunto é complicado para os coléricos. 

Fleumático

Fleumáticos são os mais racionais de todos e costumam amar rotinas. Sua fama de calmo e concentrado também os fazem excelentes diplomatas.  Embora eles sejam muito sonhadores, há muita dificuldade de colocar em sair da zona de conforto e colocar seus sonhos em prática. 

+ VEJA TAMBÉM: Diga adeus à inveja que lhe rodeia! Espiritualista ensina ritual para acabar com essa energia negativa

Sanguíneo

Sanguíneos são extremamente extrovertidos e costumam fazer amizades com facilidade. Além de falantes, eles são mais positivos e adora planejar ou se envolver em inúmeros projetos. Embora ele tenha muitos pontos positivos, pessoas sanguíneas perdem o foco com facilidade e tomam decisões no calor da emoção. 

Melancólico

Quase como o oposto do sanguíneo, pessoas melancólicas são mais reservadas e um tanto introspectivas. Essas características os transformam em ótimos observadores e ouvintes. Sua maneira profunda de refletir sobre a vida atrai qualidades como altruísmo, dedicação e sensibilidade. Por outro lado, seu lado sensível demais frequentemente atrapalha sua auto-valorização. 

Último acesso: 06 Mar 2021 - 13:22:15 (1043868).