Publicidade

Inteligência artificial ajuda a desvendar e interpretar textos de civilizações antigas

Dá para acreditar? Especialistas afirmam que algoritmos ajudam a desvendar palavras ‘apagadas’ de civilizações antigas

Inteligência artificial ajuda a desvendar e interpretar textos de civilizações antigas – Foto: Divulgação

Mais um avanço da ciência! Textos perdidos de civilizações antigas podem ser interpretados e decifrados por meio da inteligência artificial. Isso porque algoritmos são capazes de descobrir a ordem em que as palavras foram escritas e como elas aparecem nas frases. Assim, há um melhor entendimento do contexto.

Publicidade

Inteligência artificial ajuda a desvendar e interpretar textos de civilizações antigas

Em alusão a Ulisses na Odisseia, essa nova ferramenta tem o nome de Ítaca. Segundo a Nature, revista em que o estudo foi publicado, os resultados revelaram que essa inteligência artificial alcançou cerca de 62% de precisão quando foi usado sozinho e 72% quando as sugestões do sistema foram interpretadas por um historiador. Esse número é aproximadamente 3 vezes maior do que quando um historiador tenta desvendar sozinho.

+++ Cena de avô abraçando netos pela primeira vez em 8 anos após sofrer AVC viraliza

“Assim como os microscópios e telescópios ampliaram o alcance do que os cientistas podem fazer hoje, Ítaca pretende aumentar e expandir singularmente as capacidades de estudar um dos períodos mais significativos da história humana”, disse Yannis Assael, um dos pesquisadores, em entrevista ao The Guardian.

+++ Raízes! Nanda Costa leva filhas gêmeas para conhecer loja história de bisavó em Paraty

Publicidade

Os estudiosos disseram que essa inteligência artificial representa uma grande importância para entender e reviver as sociedades que foram ‘perdidas’ ao longo do tempo. “Pode parecer irrisório, mas é essencial para entender a Grécia clássica, na qual Péricles e Sócrates viveram”, explicou Thea Sommerschield, coautora do estudo.