Publicidade

Cuidado: 7 alimentos que podem ser falsificados e você consome sem saber

O mercado de falsificação alimentícia é lucrativo e alguns produtores de má índole vendem alimentos como se fossem verdadeiros

Saiba quais alimentos podem ser facilmente falsificados e você consome sem perceber – Pixabay

Embora muitos conheçam o mercado de falsificação de objetos e eletrônicos, poucas pessoas se dão conta que alguns alimentos também estão suscetíveis a este mercado. 

Publicidade

A falsificação de produtos alimentícios é um ramo lucrativo para empresas que se aproveitam da falta de conhecimento do cliente e muito maléfico para a saúde de consumidores, que compram estes produtos e acabam consumindo químicos nocivos à saúde ao invés dos alimentos verdadeiros. 

+ VEJA TAMBÉM: Nutricionista lista os principais alimentos que não podem faltar no seu carrinho de supermercado de jeito nenhum

Estes alimentos costumam se parecer muito com os verdadeiros e enganam facilmente qualquer pessoa.  Para proteger-se e evitar comprar alimentos falsificados, é importante verificar a embalagem, desconfiar do preço e, em alguns casos, até ler os ingredientes. 

Veja esta lista com 8 alimentos que podem ser facilmente falsificados:

Publicidade

Açafrão 

Falso: amido de milho com corante
Muito se fala dos benefícios do açafrão-da-terra para a saúde. Ele é utilizado como tempero e até consumido puro devido seus nutrientes, no entanto, muitos consumidores acabam comprando o açafrão falsificado — que é feito basicamente com amido de milho e corante alimentício. 

Ervilhas

Publicidade

Falso: grãos de soja com corante
Ervilhas são excelentes para a nossa saúde, no entanto, o que poucas pessoas sabem é que alguns produtores vendem uma mistura de ervilhas com grãos de soja coloridos e metabissulfito de sódio (agente usado como aditivo, preservativo, antioxidante e antimicrobiano). 

Mel 

Falso: glicose com saborizante
Alguns produtores de má índole comercializam uma calda semelhante ao mel, no entanto, é feita a partir da mistura de açúcar ou glucose de milho com um pouco de mel, ou então, vendem melado de cana em embalagens que fazem parecer que se trata de mel puro. 

Publicidade

+ VEJA TAMBÉM: Nutricionista lista 6 alimentos que contêm muito açúcar ‘escondido’ e você não imaginava

Canela

Falso: cássia
A canela é uma especiaria com um aroma e gosto bastante característico, no entanto, muitos produtores criminosos vendem a cássia (um análogo barato, tóxico, retirado do tronco de árvores) como se fosse canela. Sua aparência semelhante a canela ajuda a enganar consumidores, mas seu odor e gosto são bastante diferentes do produto real. 

Publicidade

Cereja

Falso: chuchu com groselha
A cereja é uma frutinha deliciosa, mas comumente falsificada por produtores que vendem chuchus cortados em formato de cerejas com calda de groselha. O sabor neutro do chuchu ajuda a enganar consumidores que compram pensando se tratar da fruta. 

Iogurte 

Falso: bebida láctea
Quando comprar um iogurte, atente-se à embalagem e verifique se ela informa se aquele produto se trata de iogurte ou bebida láctea, que são produtos diferentes. As as bebidas lácteas são feitas a partir de uma mistura de leite, soro de leite, gordura vegetal e outros ingredientes.

Azeite de Oliva 

Falso: azeite misturado com óleo de soja
Muitas marcas vendem o azeite misturado com óleo de soja e o cliente compra achando que se trata de um ingredientes saudável para o preparo de suas refeições. Em 2019, o Ministério da Agricultura tirou de circulação os produtos de quase 40 marcas acusadas de vender estes produtos como se fossem azeite de oliva.