bem-estar   / Saúde da mente

Videogame x saúde mental: estudo aponta que jogos são benéficos para a mente

Cientistas da Universidade de Oxford, na Inglaterra, afirmam que jogos podem ser benéficos especialmente na quarentena

Bons Fluidos Publicado terça 17 novembro, 2020

Cientistas da Universidade de Oxford, na Inglaterra, afirmam que jogos podem ser benéficos especialmente na quarentena
Cientistas apontaram que jogos de videogame podem estar relacionados a sensação de bem-estar - Pexels

De encontro com o que muita gente acreditava, um estudo recente apontou que jogar videogame pode ser benéfico para a saúde mental. 

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, e publicado nesta segunda-feira, 16, apontou que pessoas que passam mais de quatro horas por dia em média jogando "Animal Crossing", por exemplo, comentaram estar mais felizes.

+ VEJA TAMBÉM: Os efeitos colaterais da quarentena para a saúde mental

Autores da pesquisa relataram que, embora existam muitos rumores sobre a relação entre vício e videogames, os jogos podem trazes sensação de bem-estar e melhora da saúde mental. 

"Ao contrário dos temores generalizados de que muito tempo gasto jogando videogame pode gerar vício e prejudique a saúde mental, encontramos uma pequena correlação entre jogos e bem-estar", disse um dos autores do estudo.

Em entrevista à Agence France Press (AFP), Matti Vuorre, um dos autores do estudo, apontou que em momentos de confinamento e distanciamento social, os jogos de vídeo game podem ser uma saúde para os encontros: "Nossos resultados são a favor da ideia de que os jogos online oferecem uma alternativa satisfatória aos encontros frente a frente neste momento excepcional". 

+ VEJA TAMBÉM: Teste de linguagem poderá antecipar o risco de Alzheimer, diz estudo

Os cientistas avaliaram jogos que não envolvem violência como "Animal Crossing" da Nintendo e "Plants vs. Zombies" da Electronic Arts, garantem a possibilidade de encontros virtuais, muito importantes durante a pandemia de Covid-19.

Último acesso: 25 Nov 2020 - 05:43:44 (1043817).