Após sete meses de viagem pelo espaço, a sonda lançada pela Agência Nacional Norte Americana (NASA) em 10 de julho de 2020 chegou em solo marciano exatamente às 18h15 (horário de brasília) nesta quinta-feira, 15.
A sonda, batizada pelo nome de Perseverance, que traduzido do inglês significa perseverança, pousou em marte em uma região conhecida como Cratera de Jezeropara, onde já foi o delta de um rio, para uma missão que pretende explorar o solo e sinais de vida no planeta vermelho. O veículo semi-automatizado da NASA está equipada com equipamentos para realizar as mais diversas funções, desde realizar fotos e vídeos do local, fazer coletas de materiais e realizar análises químicas.
O pouso foi registrado pela NASA e publicado na íntegra pela agência em tempo real com explicações sobre a engenhosidade do pouso, que durou sete minutos e gerou apreensão entre os astrônomos, engenheiros e cientistas envolvidos na missão. A transmissão explicou que a aterrissagem é a fase mais crítica da viagem e, caso danifique a sonda, pode comprometer toda a missão.
No entanto, o veículo da agência espacial conseguiu fazer um pouso com sucesso e para isso, precisou se desintegrar em diferentes partes ao entrar na atmosfera marciana e ativar uma espécie de paraquedas para minimizar o impacto com o solo. Veja a primeira foto divulgada pela NASA da Perseverance em terras marcianas:
Hello, world. My first look at my forever home. #CountdownToMars pic.twitter.com/dkM9jE9I6X
— NASA’s Perseverance Mars Rover (@NASAPersevere) February 18, 2021
Assista a explicação e a apreensão dos cientistas:
Miss my landing? Catch the highlights below.
Send us your own highlights too. Share your pictures and video using #CountdownToMars. pic.twitter.com/OL2wSAi36e
— NASA’s Perseverance Mars Rover (@NASAPersevere) February 19, 2021