bem-estar   / Cozinha saudável

Receita de brownie de chocolate com ingrediente inusitado: farinha de casca de maracujá; veja como fazer!

O passo a passo foi feito por ninguém mais ninguém menos que Rodrigo Hilbert e compartilhado pelo Nhac GNT; confira!

Bons Fluidos Publicado terça 15 junho, 2021

O passo a passo foi feito por ninguém mais ninguém menos que Rodrigo Hilbert e compartilhado pelo Nhac GNT; confira!
Receita de brownie de chocolate com ingrediente inusitado: farinha de casca de maracujá; veja como fazer! - Reprodução / Canal 'Nhac GNT' no YouTube - PxHere

Que brownie de chocolate é um doce que a maioria das pessoas gosta, nós já sabemos! Mas que tal dar uma mudada na receita desta sobremesa, tornando-a mais saudável e especial?

O ator, apresentador e agora cozinheiro Rodrigo Hilbert mostrou no programa Tempero de Família, exibido pelo canal GNT, como preparar um brownie delicioso feito com farinha de casca de maracujá.

+ VEJA: Inove no 'arraiá': aprenda a preparar BRIGADEIRO DE MILHO e surpreenda na festa junina

+ VEJA: Em clima de São João, aprenda a preparar esta paçoca cremosa de colher para se deliciar no mês de junho

Vale lembrar que você encontra a farinha de casca de maracujá pronta em mercados ou lojas de produtos naturais, porém, o apresentador fez questão de mostrar para seus espectadores como preparar a base para nosso doce. Vamos lá!

Ingredientes da farinha casca de maracujá:

  • 10 unidades de maracujá

Ingredientes do brownie:

  • 150 gramas de chocolate meio amargo
  • 200 gramas de manteiga
  • 400 gramas de açúcar refinado
  • 100 gramas de açúcar mascavo
  • 60 gramas de cacau em pó
  • 50 gramas de farinha de casca de maracujá
  • 4 unidades de ovos
  • 1 colher de café de fermento químico em pó

Ingredientes da calda:

  • Polpa de 3 maracujás grandes
  • ½ xícara de chá de açúcar mascavo
  • 1 xícara de chá de água

Modo de preparo:

Comece retirando e reservando a poupa de todos os maracujás. Separe 3 dessas poupas para a calda. É importante também retirar todo o bagaço (alguns fios brancos) que ficam na parte de dentro da casca. Corte as cascas que sobraram em tiras finas. Distribua essas cascas em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 2 horas. De 15 em 15 minutos, abra o forno e de uma leve mexida nas cascas.

Quando suas cascas estiverem secas e quebradiças, desligue o forno e deixe elas descansando em temperatura ambiente durante 20 minutos. Passado esse tempo, vá batendo aos poucos essas cascas no liquidificador até formar a sua farinha.

Agora, vamos ao brownie! Em banho-maria ou no micro-ondas, derreta seu chocolate. Acrescente a manteiga, mexa até virar uma mistura homogênea e reserve. Em outro recipiente, coloque o açúcar refinado, o açúcar mascavo e os ovos. Misture tudo com um garfo ou fuet e, aos poucos, vá despejando o chocolate derretido. Por fim, coloque o cacau peneirado, a farinha de casca de maracujá e o fermento. Continue mexendo até homogeneizar.

Despeje sua massa em uma assadeira forrada com papel-manteiga e leve para o forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 40 minutos. Quando estiver pronto, retire do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente por uma hora.

Para a calda que poderá ser servida junto com o brownie, adicione em uma panela polpa dos maracujás, o açúcar e a água. Mexa em fogo médio essa mistura até reduzir pela metade. Espere a calda esfriar completamente para servir.

Último acesso: 20 Oct 2021 - 14:10:53 (1045150).