inspiracao   / Delícias de festa junina

Em clima de São João, aprenda a preparar esta paçoca cremosa de colher para se deliciar no mês de junho

Um clássico na festa junina, a paçoca não pode faltar; aprenda esta releitura deste doce tão tradicional

Bons Fluidos Publicado quinta 10 junho, 2021

Um clássico na festa junina, a paçoca não pode faltar; aprenda esta releitura deste doce tão tradicional
Aprenda a preparar paçoca de colher para se deliciar na festa de São João - YouTube/ Alfredo CK

Curau, arroz-doce, quentão, pamonha e muito mais são alguns dos pratos que misturam influências dos nossos colonizadores portugueses com os indígenas e são consumidos principalmente nos meses de junho e julho, quando acontecem as festas em homenagem a São João. 

Pelo segundo ano consecutivo, os brasileiros não poderão se aglomerar nas maravilhosas quermesses e dançar quadrilha na época de São João, no entanto, embora as celebrações de festa junina estejam suspensas devido à pandemia, você ainda poderá se deliciar com as comidas típicas desta festa tão tradicional no país. 

Você pode preparar em casa as receitas tradicionais da festa junina e é claro, não pode faltar a paçoca, um doce de amendoim que esfarela na boca e proporciona um sabor indescritível. Ela não necessariamente precisa ser comprada pronta, é possível preparar um doce delicioso com amendoim que fica cremoso e doce na medida certa. 

Um vídeo publicado no canal no YouTube Alfredo CK ensinou a preparar uma paçoca cremosa para comer de colher e muito simples de fazer; veja:

+ VEJA TAMBÉM: Bolo que pé-de-moleque é opção de receita doce para sua Festa Junina caseira! Veja como preparar esta maravilha

Ingredientes

  • 500g de amendoim tostado sem pele
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 e 1/2 xícara de leite
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 lata de creme de leite

Modo de Preparo

Em um processador de alimentos triture por pouco tempo a maioria do amendoim e reserve-o. Triture por mais tempo a parte que restou e reserve. 

Em uma panela coloque o leite condensado, o leite e a manteiga. Deixe cozinhar e mexa sem parar até que você já esteja vendo o fundo da penela.

Desligue o fogo e adicione a primeira parte do amendoim triturado. Mexa bem e acrescente o creme de leite. Mexa novamente. 

Distribua o doce em copinhos e decore com o restante do amendoim triturado. 

 

 

Último acesso: 21 Jun 2021 - 22:02:28 (1045119).