Óleo de rosa mosqueta: 5 benefícios deste óleo poderoso conhecido desde o tempo da vovó

Conheça as propriedades e benefícios do óleo de rosa mosqueta para a saúde da pele e cabelos

Bons Fluidos Publicado sexta 19 fevereiro, 2021

Conheça as propriedades e benefícios do óleo de rosa mosqueta para a saúde da pele e cabelos
Conheça os benefícios do óleo de rosa mosqueta - Pexels

O óleo de rosa mosqueta permaneceu 'esquecido' na rotina de beleza durante muito tempo, no entanto, nos últimos anos dermatologista e amantes dos cuidados com a pele trouxeram à tona os benefícios deste aliado poderoso. Hoje, muito se comenta sobre este óleo para a saúde da pele, no entanto, ele é um velho conhecido no tempo das vovós. 

Embora ainda não existam muitos estudos que comprovem os benefícios do óleo extraído da rosa mosqueta, pessoas que utilizam este produto natural há anos para a beleza garantem sentir diferenças na melhora de manchas e textura da pele. Supõe-se sua eficácia seja realmente verdadeira já que há a concentração de vitaminas A e C na composição do óleo. 

+ VEJA TAMBÉM: Conhecida como erva mágica, arruda tem funções energéticas e fitoterápicas poderosas no mundo espiritual e físico

Como é feito o óleo de rosa mosqueta?

O óleo é extraído mecanicamente das sementes esmagadas de plantas de rosas selvagens específicas usando um método de prensagem a frio. A roseira brava é o fruto de uma roseira. Quando as rosas morrem e são deixadas no arbusto, elas deixam para trás frutos laranja-avermelhados brilhantes.

Benefícios do óleo de rosa mosqueta

1 - Melhora linhas finas

O óleo de Rosa Mosqueta também contém vitamina C, um nutriente estimulante do colágeno que pode ajudar a melhorar a firmeza da pele e prevenir linhas finas. 

2 - Clareia manchas

Além de suavizar e firmar, a vitamina A presente no óleo pode uniformizar levemente o tom de sua pele, especialmente se você tiver cicatrizes de acne. Depois de alguns meses aplicando com frequência o óleo de rosa mosqueta, você pode perceber que suas manchas escuras terão clareado.

+ VEJA TAMBÉM: Aprenda a fazer óleo essencial de laranja caseiro e libere energias estagnadas por meio da aromaterapia

3 -  Melhora a acne

Os retinóides (derivados da vitamina A) são comumente prescritos como tratamentos de acne prescritos, uma vez que a vitamina A ajuda a acelerar a renovação das células da pele. Os poderes anti-inflamatórios do óleo de rosa mosqueta também podem acalmar a vermelhidão e a irritação associadas às erupções. 

4 - Hidrata a pele

Os ácidos graxos presentes no óleo de rosa mosqueta também atuam como excelentes hidratantes para a pele e formam uma ceramida que ajuda a manter a umidade na pele e evita o ressecamento.

5 - Protege a pele do envelhecimento precoce

Os antioxidantes que o óleo de rosa mosqueta contém, como tocoferóis e carotenóides, ajudam a proteger a pele do estresse oxidativo, de acordo com uma revisão de 2018 publicada no International Journal of Molecular Sciences.

Último acesso: 04 Mar 2021 - 15:10:36 (1044403).