Publicidade

O tubérculo mais amado do Brasil: conheça 10 benefícios da mandioca para a saúde

O Brasil é o segundo maior produtor de mandioca no mundo, segundo dados da Embrapa

Conheça os benefícios da mandioca – Pixabay

Não dá para negar que a mandioca é um dos alimentos mais amado pelo brasileiro. Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o país é o segundo maior produtor de mandioca do mundo, perdendo apenas para a Nigéria. 

Publicidade

Ela está presente em inúmeras receitas e é preparada de diferentes maneiras — frita, cozida, assada — e devido à grandiosidade do nosso país, é conhecida por nomes variados. Dependendo da região, a mandioca pode ser chamada de macaxeira, aipim, castelinha, uaipi, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, pão-de-pobre, mandioca-brava e mandioca-amarga. 

+ VEJA TAMBÉM: O tubérculo da imunidade: 8 importantes motivos para inserir inhame em sua alimentação

A mandioca é uma raiz tuberosa originária da América do Sul e conhecida cientificamente como Manihot esculenta. Segundo a ONU, a esta raiz é a terceira maior fonte de carboidratos nos trópicos, depois de arroz e milho e está presente na dieta básica de mais de meio bilhão de pessoas, sendo um alimento rico em potássio e fibras, além de ser uma ótima fonte de vitamina C, folato, saponinos e resveratrol. 

BENEFÍCIOS

Publicidade

Aumenta energia

Devido a sua concentração rica em carboidratos, os tubérculos, especialmente a mandioca, são muito úteis para aumentar instantaneamente a energia. Melhorando o funcionamento do cérebro e fornece energia.

Melhora a febre

Publicidade

Quando fervida junto com as folhas, a mandioca ajuda a reestabelecer a temperatura corporal e melhora febres leves. 

Ajuda a perder peso

A mandioca é rica em fibras e por isso pode fazer você se sentir satisfeito por um longo período de tempo, reduzindo assim a necessidade de comer constantemente. 

Publicidade

Trata enxaquecas

A presença de vitamina B2 e riboflavina nos tubérculos é útil para curar dores de cabeça e enxaquecas. Comer mandioca pode ajudar a reduzir as constantes crises de enxaqueca.

Melhora a saúde digestiva

Publicidade

Como mencionado acima, a mandioca é rica em fibras dietéticas que são muito benéficas para o corpo e seu funcionamento. A fibra insolúvel ajuda a melhorar o sistema digestivo, absorvendo todos as substâncias nocivas armazenados no intestino e também reduzindo a inflamação no trato digestivo.

Trata diarreia

As propriedades antioxidantes das raízes podem ajudar a tratar problemas com diarreias e desconfortos intestinais.

Melhora a visão

Rica em vitamina A, a mandioca pode ajudar a melhorar sua visão, além de prevenir a cegueira ou problemas de visão.

Cicatriza feridas

Toda a planta da mandioca, nomeadamente os caules, folhas e raízes, são úteis no tratamento de feridas. As raízes podem ajudar a prevenir a infecção de feridas e acelerar a cura.

Elimina vermes

As raízes da mandioca ajudam a remover os vermes do intestino e manter a flora intestinal equilibrada.