bem-estar   / Alimentação saudável

O tubérculo da imunidade: 8 importantes motivos para inserir inhame em sua alimentação

Conheça os benefícios deste tubérculo poderoso e saiba porquê você precisa consumir mais inhame

Bons Fluidos Publicado quinta 26 novembro, 2020

Conheça os benefícios deste tubérculo poderoso e saiba porquê você precisa consumir mais inhame
Conheça os benefícios do inhame - Freepik

Inhames ou Dioscorea, como são conhecidos cientificamente, são um tipo de tubérculo originário da Ásia, África e Caribe bastante confundido com a batata-doce devido algumas semelhanças físicas. No entanto, o inhame é menos doce e mais rico em amido. 

Eles possuem uma casca marrom, mas seu interior pode ser branco, amarelo, roxo ou rosa, dependendo da maturidade do inhame. Embora ele não seja um dos legumes mais bonitos, eles são altamente nutritivos, versáteis e podem beneficiar sua saúde de várias maneiras.

+ VEJA TAMBÉM: Semente de girassol: 5 motivos para inserir este grão poderoso e de baixo custo na sua dieta

Conheça 8 benefícios do inhame:

1. Ele melhora a função do cérebro: inhames contêm um composto único chamado diosgenina, que promove o crescimento dos neurônios e melhora a função cerebral. 

2. É uma bomba de nutrientes: esses tubérculos fornecem ótimas quantidades de micronutrientes, como cobre e vitamina C, além de fibras, potássio e manganês. 

3. Trata problemas respiratórios: um estudo publicado na Journal of Traditional Chinese Medicine mostrou que o inhame é responsável por melhorar a qualidade da respiração de pacientes com a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

4. Ajuda a amenizar os sintomas da menopausa: um estudo realizado com 24 mulheres pós-menopáusicas inseriu o inhame na alimentação básica dessas mulheres. Durante 30 dias, elas comeram 390 gramas de inhame. Os pesquisadores constataram que os hormônios reguladores da menopausa (estrona e estradiol) aumentaram. 

+ VEJA TAMBÉM: B12, a "supervitamina": Saiba o que é e como ela pode ser vital para o organismo

5. Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue: um estudo realizado com ratos mostrou que aqueles que tomaram extrato de inhame roxo tiveram o apetite reduzido, maior perda de peso e melhor controle de açúcar no sangue. 

6. Ajuda a reduzir inflamações: o inhame também é rico em antioxidantes fundamentais para o tratamento de inflamações. 

7. Melhora a visão: o inhame previne a catarata, hidrata os olhos e melhora a visão noturna devido a presença de vitamina C -- um nutriente que reduz a probabilidade do surgimento da degeneração macular. 

8. Melhora a imunidade: uma dos principais benefícios do inhame é a ação de fortalecer o sistema imunológico devido suas boas quantidades de vitamina C e vitaminas do complexo B (como B1, B3, B5, B6 e B9).

Último acesso: 27 Feb 2021 - 19:27:23 (1043870).