A medicina e nutrição convencional afirmam que os micronutrientes (vitaminas, minerais e oligoelementos) de que precisamos nos alimentos estão mais concentrados em frutas e vegetais. Embora seja verdade que frutas frescas e vegetais são cheios de vitaminas e minerais, a quantidade de micronutrientes nem sempre se compara ao que é encontrado em carnes e órgãos – especialmente o fígado.
+ VEJA TAMBÉM: Manga e morango tem mais vitamina C do que a laranja; Confira mais alimentos
Todos os nutrientes presentes nesta carne, seja ela de boi ou de frango, exceto a vitamina C, superam os das maçãs e cenouras, e todos os nutrientes – incluindo a vitamina C – no fígado bovino ocorrem em níveis excessivamente maiores no fígado bovino em comparação com a maçã e as cenouras. No entanto, existe um detalhe a ser observado: carnes orgânicas são muito mais saudáveis.
Em geral, as carnes orgânicas são entre 10 e 100 vezes mais nutritivas do que as carnes musculares correspondentes. Dito isso, frutas e vegetais são ricos em fitonutrientes como flavonóides e polifenóis que não são encontrados em altas concentrações em carnes e órgãos, portanto, produtos frescos devem sempre ser uma parte significativa de sua dieta.
Por que o fígado é tão rico em vitaminas?
Muitas pessoas têm a crença de que o fígado é um órgão de armazenamento de toxinas no corpo e por isso evitam comê-lo. Embora seja verdade que uma das funções do fígado seja neutralizar toxinas (como drogas, agentes químicos e venenos), ele não armazena essas toxinas. As toxinas que o corpo não consegue eliminar podem se acumular nos tecidos adiposos e no sistema nervoso do corpo. Por outro lado, o fígado é um órgão de armazenamento de muitos nutrientes importantes (vitaminas A, D, E, K, B12 e ácido fólico, e minerais como cobre e ferro). Esses nutrientes fornecem ao corpo algumas das ferramentas de que ele precisa para se livrar das toxinas.