Novo membro da família! Pesquisadores reconhecem oficialmente quinto oceano da Terra

Oceano Antártico foi oficialmente considerado um oceano por pesquisadores

Bons Fluidos Publicado quarta 16 junho, 2021

Oceano Antártico foi oficialmente considerado um oceano por pesquisadores
A National Geographic Society decidiu adicionar o Oceano Antártico ao grupo dos quatro oceanos que já reconhecidos - Pexels

Os oceanos Índico, Pacífico, Atlântico e Ártico ganharam mais um "irmão". Um quinto oceano foi oficialmente reconhecido por pesquisadores e se juntou a lista de oceanos do Planeta Terra, que antes tinha quatro oceanos reconhecidos. 

Embora a ideia em torno da existência do Oceano Antártico já exista ha mais de 100 anos, apenas em 2021, após uma decisão da National Geographic Society, as águas geladas que rodeiam o pequeno continente do hemisfério sul foram reconhecidas oficialmente como o quinto oceano.

+ VEJA TAMBÉM: Fascinante! Ovos de crocodilo e dinossauro são encontrados intactos no interior de SP 

O grupo seleto de pesquisadores, que pertence a uma das principais sociedades criadas para a difusão do conhecimento geográfico nos EUA, a National Geographic Society, escolheram o Dia Mundial dos Oceanos, no último dia 8 de junho, para rotular o Oceano Antártico como o quinto oceano nos mapas do planeta Terra.

A National Geographic começou a fazer mapas em 1915, mas a sociedade só havia reconhecido formalmente apenas quatro oceanos. "O Oceano Antártico há muito é reconhecido pelos cientistas, mas como nunca houve um acordo internacional, nunca o reconhecemos oficialmente", disse o geógrafo oficial da sociedade, Alex Tait, ao site da National Geographic. 

+ VEJA TAMBÉM: Arqueólogos descobrem mosaico romano fascinante de quase 2 mil anos na Itália

Onde fica o "novo" oceano?

O novo oceano se estende em um anel desde a costa da Antártica até 60 graus de latitude sul, de acordo com a National Geographic, e se diferencia de outros oceanos em sua designação por corrente, não por continente. A área é um pouco maior que o dobro do tamanho dos EUA, diz o site da Agência Central de Inteligência.
 

 

Último acesso: 25 Sep 2021 - 12:34:44 (1045159).