Fascinante! Ovos de crocodilo e dinossauro são encontrados intactos no interior de SP

Paleontólogos encontraram cerca de 20 ovos fossilizados da Era dos Dinossauros

Bons Fluidos Publicado segunda 14 junho, 2021

Paleontólogos encontraram cerca de 20 ovos fossilizados da Era dos Dinossauros
Ovos do do período Cretáceo estavam conservados intactos em sítio arqueológico - Willian Roberto Nava

Ovos de crocodilo e dinossauro do período Cretáceo foram encontrados fossilizados e praticamente intactos em Presidente Prudente, no interior de São Paulo. As raridades foram encontradas por paleontólogos em fevereiro deste ano, mas apenas nesta semana após realizar estudos, os pesquisadores anunciaram a façanha.

O pesquisador Willian Roberto Nava foi quem anunciou a descoberta. Ele explicou ao UOL que os ovos foram encontrados dentro de rochas durante escavação no Parque dos Girassóis. Ele destacou que os ovos estavam cobertos de areia, o que ajudou a preserva-los por tanto tempo. 

+ VEJA TAMBÉM: Arqueólogos descobrem mosaico romano fascinante de quase 2 mil anos na Itália

Após encontrado, o material foi levado para análise em laboratório no Museu de Palentologia em Marília, SP, e foi constatado que se tratavam de fósseis intactos de animais da Era dos Dinossauros. Estima-se que eles tenham cerca de 70 milhões a 80 milhões de anos.

"Pela estrutura, da para saber que eram ovos fossilizados e numa análise preliminar foi confirmado que eram de crocodilos, sem saber a espécie ainda", disse Willian. O pesquisador explicou que não se sabe ao certo a espécie destes animais e precisará extrair um pedaço da casca dos ovos para avaliar. 

O parque arqueológico de Presidente Prudente foi descoberto há 15 anos e por conta da riqueza de material histórico encontrado no local, a prefeitura decidiu toma-lo no ano passado.

 

Último acesso: 22 Oct 2021 - 10:47:52 (1045136).