Motivo de discórdia nas receitas de fim de ano, uva-passa faz bem para o intestino, mas deve ser consumida com moderação

Nutricionista faz alerta sobre o consumo exagerado desta frutinha desidratada

Bons Fluidos Publicado segunda 28 dezembro, 2020

Nutricionista faz alerta sobre o consumo exagerado desta frutinha desidratada
Conheça os benefícios das uvas-passas e como consumi-las - Pixabay

A uva-passa está presente na dieta de muitas pessoas o ano todo, no entanto, elas ganham ainda mais holofotes nas festas de final de ano quando são acrescentadas em receitas típicas natalinas e de ano novo no Brasil como as farofas e saladas de maionese. 

Embora muitas pessoas adoram comer essas pequeninas frutinhas desidratadas e adocicadas, há quem vê com maus olhos quem mistura uvas-passas em receitas salgadas, especialmente nas receitas de fim de ano. Por esse motivo há tantas controvérsias em torno delas. 

+ VEJA TAMBÉM: O tubérculo da imunidade: 8 importantes motivos para inserir inhame em sua alimentação

Uvas passas são basicamente uvas naturais que passaram por um processo de desidratação, fazendo com que percam toda sua água, diminuam de tamanho, ganhando uma textura rugosa e coloração escurecida devido ao calor na qual elas são expostas. 

O consumo dessas frutinhas pode ser muito positivo à saúde devido a presença de ácido tartárico, antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais que contribuem para o funcionamento saudável do organismo, especialmente do intestino e coração. 

+ VEJA TAMBÉM: Semente de girassol: 5 motivos para inserir este grão poderoso e de baixo custo na sua dieta

No entanto, segundo a nutricionista Patrícia Leite, em um vídeo gravado para seu canal no YouTube, as uvas passas concentram uma quantidade considerável de glucose - o açúcar natural da fruta. Além de concentrar bastante carboidrato, sendo contraindicada para pessoas com diabetes e seguidores da dieta low carb.  

A profissional destacou que, quando consumida com moderação, esta frutinha é benéfica para a saúde e orienta que elas não sejam consumidas sozinhas, mas aliadas a castanhas e iogurtes para equilibrar seu índice glicêmico. 
 

Último acesso: 21 Jun 2021 - 23:07:52 (1044065).