Um estudo realizado pelo Instituto do Coração (InCor) monitorou como a Covid-19 pode deixar sequelas no cérebro e mostrou que a maioria dos pacientes infectados apresentaram dificuldades de atenção e também diminuição da coordenação motora. A dificuldade de concentração pode variar de paciente para paciente e de grau de gravidade.
A alimentação ainda é o principal meio de combater o envelhecimento das células do cérebro e prevenir problemas de concentração e perda de memória, ou até recuperar a saúde do funcionamento do cérebro. Listamos os principais alimentos que ajudam a prevenir e tratar este problema:
+ VEJA TAMBÉM: Risco de contrair o novo coronavírus de superfícies é de 1 em 10 mil, diz estudo
1. Peixes – Salmão, truta, cavala, arenque, sardinha, sardinha e arenque são peixes ricos em ômega 3. Este nutriente é importantes para o funcionamento saudável do cérebro, do coração, das articulações e do nosso bem-estar geral.
2. Grãos integrais – grãos integrais com baixo índice glicêmico liberam sua energia lentamente na corrente sanguínea, mantendo você mentalmente alerta ao longo do dia.
3. Tomate – o licopeno, um poderoso antioxidante encontrado nos tomates, pode ajudar a proteger contra o tipo de dano dos radicais livres às células que ocorre no desenvolvimento da demência, particularmente do Alzheimer.
4. Ovos – eles são ricos em vitaminas B – B6, B12 e ácido fólico – conhecidas por reduzir os níveis de um composto associado ao aumento do risco de acidente vascular cerebral, deficiência cognitiva e doença de Alzheimer.
5. Semente de abóbora – mais ricas em zinco do que muitas outras sementes, as sementes de abóbora fornecem este valioso mineral que é vital para melhorar a memória e as habilidades de pensamento.
6. Brócolis – o brócolis é uma grande fonte de vitamina K, que é conhecida por aumentar a função cognitiva e melhorar a capacidade cerebral.
7. Sálvia – esta erva tem uma reputação de melhorar a memória e a concentração, especialmente na utilização na aromaterapia.
8. Oleaginosas – as oleaginosas são ricas em vitamina E. Esta vitamina pode ajudar a prevenir o declínio cognitivo, especialmente em idosos, segundo estudos.