bem-estar   / Saúde Mental

Evite estes 5 gatilhos que podem desencadear uma crise de ansiedade

Algumas situações e hábitos pode ser sorrateiros e provocar ataques de pânico ou ansiedade em quem já sofre com o transtorno

Bons Fluidos Publicado segunda 24 maio, 2021

Algumas situações e hábitos pode ser sorrateiros e provocar ataques de pânico ou ansiedade em quem já sofre com o transtorno
Veja o que pode desencadear crises de pânico ou ansiedade e como evitá-los - Pexels

De repente você começa a sentir uma sensação ruim. Sua mente passa a te apresentar pensamentos negativos de forma acelerada e descontrolada, em seguida você sente uma sensação iminente de morte e seu corpo começa a tremer, suar, nausear e tudo o que você consegue pensar ou sentir naquele instante é: eu vou morrer. 

Muitas crises de ansiedade surgem sorrateiramente, quando menos esperamos, e provocam em nós uma sensação desesperadora como se ali fossem nossos últimos segundos de vida. Confusão mental e muitos sintomas físicos tomam conta de nós e embora muitos já estejam 'acostumados' com as crises de ansiedade, ainda não conseguem lidar com essas sensações, que demoram horas para ir embora e deixam em nós a preocupação de quando irão voltar e provocar novamente mais uma crise. 

+ VEJA TAMBÉM: Pa-pum! Aprenda a cair no sono em um instante com a técnica de respiração 4-7-8

Desde 2017, o Brasil tem o maior índice de pessoas com transtornos de ansiedade em todo o mundo. Segundo dados da OMS, já são quase 19 milhões de brasileiros com essa doença que só piorou na pandemia. No entanto, embora exista um tratamento para transtornos de pânico e ansiedade, nem todo mundo vai atrás para entender o que está desencadeando essa sensação fulminante e procura tratá-la. 

Os gatilhos para as crises podem ser os mais diversos para cada pessoa, no entanto, muitas delas compartilhar de alguns em comum. Listamos 6 gatilhos que podem desencadear uma crise de ansiedade:

Cafeína

A cafeína é uma substância presente no café que, quando ingerida em altas quantidades, pode estimular o sistema nervoso e desencadear crises de ansiedade ou pânico em pessoas que sofrem com este transtorno. 

Álcool

O álcool presente nas bebidas alcoólicas tem o poder de liberar substâncias cerebrais responsáveis pelo controle emocional, o que eleva a vulnerabilidade às crises de ansiedade.

+ VEJA TAMBÉM: Nunca fale essas 10 frases para alguém que sofre de ansiedade ou depressão

Conflitos 

Vivenciar situações de conflitos -- seja em casa, no trabalho, na rua -- pode provocar descontrole emocional e provocar crises de pânico e ansiedade. 

Falta de sono

Hábitos fisiológicos ruins como dormir mal e por poucas horas pode gerar uma disfunção no cérebro e provocar crises. 

Exposição a situações de injustiça ou crueldade 

Notícias ruins, vídeos de crueldade animal ou qualquer conteúdo que contenha cenas que causem em você algum desconforto pode ser um gatilho para crises. 

 

 

Último acesso: 24 Jul 2021 - 03:33:36 (1045006).