Alimentação saudável pode aumentar expectativa de vida em 13 anos, conclui pesquisa
A pesquisa norueguesa apontou que uma pessoa que segue uma dieta balanceada poderia ‘ganhar’ 13 anos de vida; entenda
A pesquisa norueguesa apontou que uma pessoa que segue uma dieta balanceada poderia ‘ganhar’ 13 anos de vida; entenda
Comer bem garante uma vida prolongada, é o que afirma a pesquisa realizada por estudiosos noruegueses e publicada em 8 de fevereiro pela revista acadêmica focada em saúde PLOS Medicine.
O estudo afirma que, se um homem de 20 anos substituir a ingestão exacerbada de açúcares e processados, além de grãos refinados e carne vermelha, por alimentos in natura e mais saudáveis, como grãos integrais, verduras, legumes, nozes e peixes, ele poderia aumentar sua expectativa de vida em 13 anos. No caso das mulheres, esse aumento chega a 11 anos.
+++ Estudante se torna primeira pessoa paraplégica a se formar em Medicina
Os pesquisadores indicam que, quando mais cedo houver a mudança alimentar na vida de uma pessoa, mais alto será o aumento da expectativa de vida dela. Mesmo assim, se um idoso resolver balancear sua alimentação aos 80 anos de idade, trocando os alimentos prejudiciais à saúde pelos benéficos, como apontamos acima, ele poderia ganhar aproximadamente três anos e meio de vida.
Vale lembrar que o consumo de alimentos processados, gorduras saturadas, farinha branca, entre outros, ainda pode causar sérios problemas no ‘meio do caminho’, como doenças cardiovasculares, diabetes, hepertensão, colesterol alto, obesidade e até mesmo a insônia, que diminuem, além da futura idade, a qualidade de vida do indivíduo.
+++ Quimioterapia e radioterapia em lesões cerebrais: qual a diferença?
O ideal para começar a comer da maneira correta e buscar o acompanhamento de um nutricionista. O profissional, sim, focará no seu biotipo e na sua rotina para poder indicar a melhor dieta para você.
Do contrário, existem algumas dicas básicas para comer bem que devem ser seguidas pela maioria das pessoas. A primeira delas, como dito, é evitar o consumo de alimentos processados, a farinha branca, a carne vermelha, a gordura saturada, e buscar alternativas que lhe agradem, pois comer bem não significa seguir uma dieta desagradável. O chocolate, por exemplo, é o vício de muitas pessoas, certo? Existem inúmeras receitinhas com cacau em pó que substituem o chocolate de maneira mais saudável e deliciosa.
Criar pratos coloridos e variados e tomar a quantidade certa de água por dia também são outras duas boas dicas para manter uma vida alimentícia balanceada.
+++ 4 atitudes feitas em 15 minutos te ajudam a manter o bem-estar e a saúde em dia