Evite estes 5 gatilhos que podem desencadear uma crise de ansiedade
Algumas situações e hábitos pode ser sorrateiros e provocar ataques de pânico ou ansiedade em quem já sofre com o transtorno
Algumas situações e hábitos pode ser sorrateiros e provocar ataques de pânico ou ansiedade em quem já sofre com o transtorno
De repente você começa a sentir uma sensação ruim. Sua mente passa a te apresentar pensamentos negativos de forma acelerada e descontrolada, em seguida você sente uma sensação iminente de morte e seu corpo começa a tremer, suar, nausear e tudo o que você consegue pensar ou sentir naquele instante é: eu vou morrer.
Muitas crises de ansiedade surgem sorrateiramente, quando menos esperamos, e provocam em nós uma sensação desesperadora como se ali fossem nossos últimos segundos de vida. Confusão mental e muitos sintomas físicos tomam conta de nós e embora muitos já estejam ‘acostumados’ com as crises de ansiedade, ainda não conseguem lidar com essas sensações, que demoram horas para ir embora e deixam em nós a preocupação de quando irão voltar e provocar novamente mais uma crise.
+ VEJA TAMBÉM: Pa-pum! Aprenda a cair no sono em um instante com a técnica de respiração 4-7-8
Desde 2017, o Brasil tem o maior índice de pessoas com transtornos de ansiedade em todo o mundo. Segundo dados da OMS, já são quase 19 milhões de brasileiros com essa doença que só piorou na pandemia. No entanto, embora exista um tratamento para transtornos de pânico e ansiedade, nem todo mundo vai atrás para entender o que está desencadeando essa sensação fulminante e procura tratá-la.
Os gatilhos para as crises podem ser os mais diversos para cada pessoa, no entanto, muitas delas compartilhar de alguns em comum. Listamos 6 gatilhos que podem desencadear uma crise de ansiedade:
Cafeína
A cafeína é uma substância presente no café que, quando ingerida em altas quantidades, pode estimular o sistema nervoso e desencadear crises de ansiedade ou pânico em pessoas que sofrem com este transtorno.
Álcool
O álcool presente nas bebidas alcoólicas tem o poder de liberar substâncias cerebrais responsáveis pelo controle emocional, o que eleva a vulnerabilidade às crises de ansiedade.
+ VEJA TAMBÉM: Nunca fale essas 10 frases para alguém que sofre de ansiedade ou depressão
Conflitos
Vivenciar situações de conflitos — seja em casa, no trabalho, na rua — pode provocar descontrole emocional e provocar crises de pânico e ansiedade.
Falta de sono
Hábitos fisiológicos ruins como dormir mal e por poucas horas pode gerar uma disfunção no cérebro e provocar crises.
Exposição a situações de injustiça ou crueldade
Notícias ruins, vídeos de crueldade animal ou qualquer conteúdo que contenha cenas que causem em você algum desconforto pode ser um gatilho para crises.