Ícone do site

Respiiiiiiiira

Published 22/02/2017

Respiiiiiiiira - iStock

Pode parecer simples demais pelo efeito que ela causa, mas a respiração é um poderoso instrumento de pacificação do sistema nervoso e, consequentemente, outro recurso complementar no controle da pressão arterial (vale dizer que a hipertensão é um problema que afeta cerca de 30 milhões de brasileiros). Bastaria fazer dez longas respirações por minuto (em geral fazemos 18), durante dez minutos, diariamente. Outra técnica é a respiração diafragmática, como sugere a professora Anna Ivanov, do Centro de Estudos de Yoga Narayana. Treine cinco minutos por dia, todos os dias (de preferência sempre no mesmo horário, de manhã ou antes de dormir):

1. Deite em uma superfície firme, aproximando o queixo do peito e flexionando os dois joelhos. Eles devem fi car unidos, mas com os pés separados. Assim, fica mais fácil apoiar a coluna toda no chão.
2. Coloque o dedo mínimo da mão direita no umbigo. Os outros dedos, separados, ficam sobre a barriga. O polegar da mão esquerda deve ficar na axila esquerda; e os demais dedos, no peito.
3. Inspire levando o ar até o abdômen e sentindo a expansão da caixa torácica até a região do umbigo. Mantenha os músculos do abdômen contraídos para que o ar massageie os órgãos.
4. Depois de inspirar, aguarde dois segundos e expire, sempre pelo nariz. Em nenhum momento use a boca nesse movimento.
5. Repita o processo invertendo a posição das mãos.

 

Sair da versão mobile