Você sabia? Ouvir o canto dos pássaros pode ajudar a diminuir a ansiedade e depressão

Uma pesquisa, feita pela Universidade de Exeter, na Inglaterra, mostrou que o hábito ajuda a melhorar a saúde mental

pássaros
Observar pássaros e ouvir seu canto pode ajudar a diminuir a depressão e a ansiedade – Pixabay/995645

Você já tirou um momento do seu dia para observar os pássaros? Já reparou que quando faz isso sente uma calma interna e consegue alinhar seus pensamentos? Isso é porque, de acordo com uma pesquisa, feita pela Universidade de Exeter, na Inglaterra, o hábito ajuda a melhorar a saúde mental. Entenda:

Publicidade

Passarinhar

Passarinhar, segundo os que adotaram o costume, nada mais é que o hábito de observar os pássaros, acompanhando seus movimentos e escutando o canto. A prática vem adquirindo cada vez mais adeptos e, só nos Estados Unidos, são mais de 40 milhões de pessoas que separam um instante da rotina para admirar as aves. E o bem-estar sentido é devido aos benefícios.

De acordo com a pesquisa, as pessoas que moram em bairros arborizados e que vêem passarinhos com frequência tendem a ser mais felizes. Isso porque os níveis de depressão, crise de ansiedade e estresse diminuem. E o resultado depende até mesmo do número de pássaros avistados no período da tarde.

Veja os pássaros

Segundo a publicação do ‘The New York Times’, tudo o que você precisa para começar é de um lugar arborizado e quieto, e, claro, com pássaros por perto. E, dizem os especialistas, que o melhor momento é durante o nascer do sol, de preferência, em Maio, pois é a época em que acontece a migração na maior parte da América. No entanto, a estação do ano ideal para aprender sobre eles é o inverno, pois é o tempo em que os galhos estão secos, a comida no chão é mais escassa e apenas algumas espécies ficam por perto.

O melhor local para as primeiras observações é perto de casa. Comece olhando através da janela, depois passe a caminhar pela sua rua. Mas também vale ir a parques se não tiver árvores perto de sua moradia. Por último, não deixe de treinar seu olhar, pois, quando menos esperar, pode haver uma ave por perto. E, claro, não deixe de aproveitar o momento.

Publicidade