Prêmio Earthshot: Príncipe William gratificará iniciativas brasileiras sustentáveis

A premiação, que ocorrerá no Rio de Janeiro, irá destacar 15 soluções ambientais e fornecer auxílio para o seu crescimento

Prêmio-Earthshot
O Prêmio Earthshot, que ocorrerá no Rio de Janeiro, irá destacar 15 soluções ambientais e fornecer auxilio para o seu crescimento – Reprodução/Youtube/Canva Equipes/siriwannapatphotos

Em 2025, o Brasil está mais engajado com a sustentabilidade do que nunca! Além de sediar a COP30, cúpula climática da ONU, o país será palco do prêmio Earthshot. O projeto, criado pelo príncipe William em 2020, tem como intuito de identificar e reconhecer inovações que buscam solucionar problemáticas ambientais.

Publicidade

Anúncio do Prêmio Earthshot

No início de abril, o membro da monarquia britânica anunciou, através das redes sociais, que a cerimônia irá acontecer no Rio de Janeiro. “Precisamos de otimismo urgente, agora, mais do que nunca, e acho que o Brasil personifica isso”, afirmou no vídeo. O evento, que teve suas últimas edições realizadas em Londres, Boston, Cingapura e Cidade do Cabo, está analisando 232 iniciativas brasileiras e do restante da América do Sul. 

Assim, 15 soluções ambientais ganharão destaque e participarão do programa de um ano. Ele oferece mentoria, recursos técnicos e suporte para o crescimento do projeto. Além disso, os cinco vencedores recebem o prêmio de £ 1 milhão para ajudar a aumentar seu impacto. Ademais, em um comunicado divulgado à imprensa, a organização ressaltou que visitará as cinco regiões do país nos próximos meses, a fim de fortalecer parcerias com investidores, que poderão apoiar o desenvolvimento das iniciativas.

“Estamos muito felizes em ir ao Brasil com o Prêmio Earthshot. O mundo tem muito a aprender com as pessoas e comunidades brasileiras, desenvolvendo soluções inovadoras que impulsionam a inovação e a criatividade, e geram prosperidade. Em particular, estamos entusiasmados em destacar tantos jovens que estão, ativamente, quebrando barreiras. Eles são os heróis desta história”, destacou a Presidente do Conselho de Curadores, Dama Christiana Figueres.

Feitos da premiação

Desde o início do prêmio, o conselho já identificou mais de 5.300 inovações ambientais de 141 países, além de ter destinado cerca de £ 20 milhões às iniciativas. Desta forma, como resultado, o meio ambiente se beneficiou! Um exemplo é o impacto positivo do último vencedor do Prêmio Earthshot, o Acción Andina. Esse projeto plantou quase dez milhões de árvores em menos de uma década. Além disso, outro destaque é a finalista Belterra, que conseguiu proteger 40.000 hectares de florestas brasileiras.

*Texto feito sob supervisão de Helena Gomes

Publicidade