Dia Mundial da Terra: Como diferentes povos enxergam o planeta

Muitas pessoas enxergam o Planeta Terra como sua casa mas sem um grande significado, já outros, encontram na Natureza, seu lugar no mundo, e há aqueles que contam com sua ajuda para se reconectar

Dia-Mundial-da-Terra
Neste Dia Mundial da Terra, decidimos te apresentar duas formas de enxergar o mundo através da visão de povos diferentes – Canva Equipes/Sakorn Sukkasemsakorn

Muitas pessoas enxergam o Planeta Terra como sua casa mas sem um grande significado, já outros, encontram na Natureza, seu lugar no mundo, e há aqueles que contam com sua ajuda para se reconectar. Sendo assim, neste Dia Mundial da Terra, decidimos te apresentar duas formas de enxergar o mundo. Saiba mais:

Publicidade

Dia Mundial da Terra

PachaMama

Para as culturas dos Andes, bolivianos, peruanos e chilenos do extremo norte, a Terra é PachaMama, uma deidade máxima. Na visão desses, a Terra provêm vida, sustento e o que for necessário para a harmonia. Ademais, ela está presente em meio aos homens e não só no solo e representa a proteção da vida. O termo em si significa a mãe que abrange conceitos como tempo, espaço, divino e sagrado. Sua representação é feita através de uma divindade sorrindo enquanto dá à luz um bebê feliz. Apesar de todo o conceito positivo, PachaMama pode se enfurecer ao ser ofendida, ficar sem suas oferendas ou alguém agredir seus filhos, provocando doenças.

Gaia

Enquanto isso, para a mitologia grega, Gaia é a deusa que representa a terra e a natureza e também remonta aos ciclos da vida. Na história, ela é nascida do Caos e ordenadora do Cosmos, responsável por acabar com a desordem e destruição. Do seu próprio corpo, gerou o céu, o mar, montanhas, a água e os seres vivos.

Plantar sementes ajuda na saúde mental

Previamente, um estudo, publicado em dezembro e feito pelo Canadá, mostrou que pessoas que plantavam sementes sentiram impactos positivos na saúde mental e no bem-estar. E recentemente, Catherine Howell decidiu ver os resultados na prática, através de um plano piloto, na Inglaterra. Confira os detalhes:

Primeiramente, no programa Gaia Foundation’s Seed Sovereignty (Soberania da Semente da Fundação Gaia, em tradução literal), onde Howell é coordenadora, quinze pessoas, que estavam passando por problemas na saúde mental, participaram do projeto. Dessa forma, se encontravam de quinze em quinze dias, durante o ano de 2024, e produziam plantações de sua escolha. E, para testar a saúde mental desses membros, do início ao fim de cada sessão, faziam um check-in para avaliar seu estado mental. Clique aqui e leia a matéria completa.

Editora e repórter da Bons Fluidos. A jornalista já passou pelo Estadão, Band e AnaMaria Digital