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Beleza e sustentabilidade: Quais as mudanças necessárias pelo bem do planeta?

Published 07/10/2024
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Beleza e sustentabilidade é possível? Movimento exige mais cuidado com o planeta - Crédito: depositphotos.com / ArturVerkhovetskiy

É possível unir beleza e sustentabilidade? A resposta é sim. No entanto, muito ainda precisa ser feito, já que a indústria da beleza, de fato, representa um grande desafio ambiental. Basta analisar a cadeia de produção em massa de cosméticos, que não só consome recursos naturais, como também gera uma quantidade significativa de resíduos. Os ingredientes utilizados, muitos dos quais são derivados de petróleo ou exigem processos químicos intensivos, contribuem para as emissões de carbono.

Por isso, é essencial que consumidores e, principalmente, as empresas, se conscientizem sobre a importância de escolhas mais sustentáveis. Já é possível poder optar por produtos com ingredientes naturais e embalagens ecológicas, por exemplo. A ideia é promover a conscientização ambiental e fazer com que a busca pela beleza não venha à custa da saúde do planeta.

A boa notícia é que isso já está acontecendo.

Consumo consciente

Pesquisas recentes indicam que muitas pessoas estão dispostas a mudar seus hábitos de consumo para aumentar a sustentabilidade. De acordo com levantamento recente da Nielsen, 73% dos consumidores em todo o mundo afirmaram estar dispostos a fazer essas mudanças. E, elas precisam acontecer logo.

Aqui no Brasil, algumas ações neste sentido já estão sendo colocadas em prática. A rede de salões Laces and Hair, empresa focada em tratamentos naturais e produtos que não agridem o meio ambiente, recebeu a certificação de neutralização de carbono pelo GHG Protocol.  Para 2025, a meta é conquistar a certificação internacional seguindo o padrão determinado pelo Global Report Iniciative.

“Somos a única rede de salões de beleza do mundo a apresentar ao mercado um relatório de nossas emissões de gases do efeito estufa. Já temos 6 mil toneladas de carbono em estoque e reservadas outras 75 mil a partir de um projeto de reflorestamento. Estamos construindo uma nova forma de pensar e agir em uma indústria completamente inconsequente, que não tem a menor preocupação com o que está acontecendo com o entorno. Queremos apresentar ao público uma indústria de beleza limpa, consciente. E isso não é apenas uma ideia, já é uma realidade implantada em nosso ecossistema de salões,” afirma Itamar Cechetto, CEO da empresa.

‘Beleza limpa’

Estimativas do Euromonitor indicam que o mercado mundial de produtos de beleza movimenta por ano cerca de US$ 800 bilhões. Dentro desse total, o mercado de consumo consciente, mais conhecido como de “beleza limpa”, detém uma fatia de 3%, girando anualmente um valor ao redor de US$ 29 bilhões.

A grande diferença está no ritmo de crescimento de cada um deles. Enquanto o mercado tradicional de produtos de beleza cresce a uma taxa média anual de 4%, o de produtos sustentáveis avança a um ritmo três vezes maior (13% aa). Uma realidade que, se depender de cada um de nós, nas escolhas diárias, pode mudar. Assim, todos saem ganhando, Inclusive, o nosso planeta.

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