No frio, o principal desafio é conseguir se manter aquecido. Tarefa difícil para quem mora em cidades como São Paulo e Curitiba, por exemplo. Porém, nada de ligar um fogão ou algo que possa colocar em risco a saúde e até mesmo a própria vida.
Como se aquecer no frio?
Para Georges Benjamim, diretor executivo da Associação Americana de Saúde Pública (APA), uma das melhores formas de se adaptar às baixas temperaturas é usar roupas em camadas. Assim, elas podem ser removidas ou acrescentadas gradualmente. “Desta forma, facilita o ajuste do nosso termostato interno”, explica ele à CNN.
Comidas e bebidas quentes também são ótimas opções para enfrentar as baixas temperaturas. John Eric Smith, professor associado do departamento de cinesiologia da Universidade Estadual do Mississippi, nos EUA, vale consumir alimentos ricos em gordura e proteína, que demoram mais para serem digeridos e trazem a sensação de estar mais aquecido. “Prefira sopas saudáveis à base de vegetais e carnes”, diz à CNN.
Por fim, mexa-se! Para os especialistas, atividades físicas como aulas de ginástica ou dança ajudam a aquecer o corpo. “Não precisa se exercitar até suar, pois o suor ajuda a perder calor e isso provocar frio”, explica Smith. Depois da ginástica, um bom e relaxante banho .
Mais uma, pra finalizar: abraços são ótimas formas de se manter aquececido. “Cada um de nós produz calor por meio de processos metabólicos, mas também o perdemos para manter nossa temperatura”, explica Smith. Por isso, aconchegue-se sempre que for possível!
Agora, uma notícia boa: pelo menos na Região Sudeste, as temperaturas vão subir!