Você sabe o que é o Transtorno Opositivo Desafiador (T.O.D)? O distúrbio comportamental afeta crianças e adolescentes e caracteriza-se por um padrão persistente de comportamento desafiador e opositor. “O T.O.D. é um transtorno que pode ser confundido com outros problemas comportamentais, mas é fundamental entender suas características específicas para oferecer o tratamento adequado”, afirma a médica neurologista infantil, Dra. Gladys Arnez. Veja mais:
Quais são os sinais?
Muitos pais e cuidadores ainda não sabem como identificar os sinais de alerta. É fundamental entender as características para buscar ajuda especializada e garantir o bem-estar dos afetados. Com isso, a especialista indica quais são eles.
- Comportamento desafiador e opositor em situações cotidianas, como recusar-se a fazer tarefas ou seguir regras.
- Agressividade verbal ou física em resposta à frustrações ou limites.
- Dificuldade em controlar impulsos, como interromper os outros ou ter dificuldade em esperar a sua vez.
- Problemas de relacionamento com familiares e amigos, como ser excessivamente crítico ou agressivo.
Além disso, o T.O.D pode vir acompanhado de outras condições. Por exemplo, o Transtorno do Déficit de Atenção (TDA), transtorno de ansiedade, depressão e até mesmo problemas de aprendizado.
Quais são as causas do Transtorno Opositivo Desafiador?
A causa deste distúrbio comportamental ainda é desconhecida, mas acredita-se que seja o resultado da combinação entre fatores genéticos, ambientais e neurológicos, de acordo com Arnez.
Como tratar o Transtorno Opositivo Desafiador?
O tratamento pode incluir terapia comportamental, intervenções educacionais e como dito anteriormente, em alguns casos, o uso de medicamentos.