Quem faz exercícios na infância tem menos risco de ter problemas cardíacos; entenda
Uma pesquisa da Unesp comprovou que os adultos que praticaram atividade física quando crianças possuem corações mais saudáveis
Uma pesquisa da Unesp comprovou que os adultos que praticaram atividade física quando crianças possuem corações mais saudáveis
Você fazia exercícios físicos quando criança ou adolescente? Se sim, foi pelo caminho certo. Isso porque pesquisadores Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) descobriram que quem tem uma vida esportiva ativa desde mais novo possui menos tendência a desenvolver problemas cardíacos. Entenda:
Ao monitorar os batimentos cardíacos de 242 pessoas, de idade média de 40 anos, os estudiosos chegaram à conclusão que quem fez atividade física quando criança é mais saudável. Para isso, utilizaram um acelerômetro e um questionário a respeito da prática esportiva ao longo da vida dos participantes. Assim, os dados mostraram que uma infância e adolescência ativas resultaram na melhoria da modulação cardíaca na vida adulta. Ou seja, o controle da frequência cardíaca realizada pelo sistema nervoso autônomo.
“Um dos possíveis mecanismos que justificam o resultado encontrado é que a prática esportiva na juventude possa ter contribuído para que esses indivíduos fossem mais saudáveis ao longo da vida. Outro ponto importante é o papel que a atividade física tem e que pode contribuir para melhorar a modulação autonômica cardíaca ao longo do tempo”, opinou o autor do estudo, Diego Christofaro.
Resumidamente, “o aumento da frequência cardíaca – durante a prática regular de exercícios ao longo da vida – leva o organismo a fazer adaptações para que a modulação cardíaca aconteça de maneira equilibrada. E isso tem influência no funcionamento do coração na idade adulta”, explicou a publicação da Agência Einstein. Porém, o especialista ressalta que treinar para o resto da vida ajuda a potencializar esses resultados.
A partir do momento que a criança já tenha uma certa maturidade física, mental e social, já é possível incentivar a prática de esportes. Entretanto, é preciso se atentar aos esportes adequados para cada faixa etária, ainda que as crianças se desenvolvam em graus e níveis diferentes. Para ajudar nesta escolha, a Dra. Danielle Admoni selecionou as atividades em três faixas etárias diferentes: 2 a 5 anos, 6 a 9 anos e 10 a 12 anos. Clique aqui e leia a matéria completa.