Quais são os cinco remédios naturais que sempre devemos ter em casa?

Descubra dicas de especialista de cremes, pomadas e óleos manipulados para sempre deixar em seu kit de primeiros socorros

remédios-naturais
Segundo especialista, você deve ter esses cinco remédios naturais no seu kit de primeiros socorros da sua casa; descubra quais são eles – Canva Equipes/Olha Kozachenko

Nunca sabemos quando algo vai acontecer na nossa casa. Por exemplo, alguém vai tomar bastante sol e acabar se queimando, ou uma criança vai cair e se machucar. Sendo assim, conversamos com o farmacêutico homeopata, e nosso colunista, Jamar Tejada, e ele contou quais são os cinco remédios naturais que sempre devemos ter em nosso kit de remédios. Descubra:

Publicidade

Cinco remédios naturais que devemos ter em casa

Primeiramente, vale lembrar que esses remédios naturais são adquiridos em farmácias de manipulação e devem ser provados na pele antes do uso. Se você puder consultar um médico para ter certeza que pode usá-los, seria melhor ainda. E, em hipótese alguma, utilize-os diretamente em lesões, use um algodão neste caso.

Arnica

Quase toda a avó conhece essa plantinha, e não é à toa, pois ela tem propriedades analgésica e anti-inflamatória. Com a pomada de arnica e um algodão, você trata alguma lesão, já o creme de arnica é aconselhado utilizar quando há apenas roxos ou machucados sem profundidade, pois ele absorve rapidamente.

Lavanda

Levando em conta que o composto principal da lavanda é o linalol, ele é ótimo para quando alguém passa por um episódio de estresse, pois possui uma ação calmante. Além disso, em forma de óleo, ela é uma boa pedida quando ocorrem queimaduras solares, e também serve como hidratante. Porém, faça sempre o teste. Passe um pouquinho do produto no pulso para descobrir se não ocorre nenhum efeito colateral, como uma vermelhidão ou coceira. E as mães devem tomar cuidado, pois, se o bebê for alérgico aqueles sprays calmantes, ele chorará a noite inteira em vez de dormir.

Calêndula

A dica da calêndula serve para quando houver queimaduras, ainda mais quando essas acontecem pelo sol. Os compostos terpenóis resultam em uma ação hidratante quando entram em contato com a pele através do creme.

Melaleuca

Conhecida como Tea Tree, a melaleuca é antimicrobiana e anti-inflamatória. Por isso, além de ser utilizada como repelente natural, tende abrandar as infecções de pele e espinhas.

Camomila

O especialista cita a camomila como exemplo que, além de ser chá – ou infusão – é uma alternativa para queimaduras solares, espinhas e cicatrização de cortes por causa de seu poder calmante. Para usá-la no rosto, basta molhar um algodão no chá morno e passar para limpar antes de dormir, assim, agirá contra a poluição e os oxidantes.

Outra função é para as bolsas de cansaço dos olhos e marquinhas de vacina. O primeiro passo é congelar o saquinho de chá depois de usá-lo. Depois, basta posicioná-lo sobre os olhos fechados ou a marca da agulha e deixar os compostos calmantes fazerem efeito. Por fim, se tiver um corte com casquinha, molhe o algodão no chá, em temperatura ambiente, e esfregue gentilmente sobre o machucado.

Publicidade

E aí, gostou dessas dicas? Então leia também: Sete remédios naturais para levar na mala