Menopausa: conheça cinco plantas que podem ajudar a diminuir os sintomas

Os sinais da chegada deste período na vida da mulher costumam ser bastante incômodos, mas existem algumas ervas que podem servir como solução; confira

menopausa
Os sintomas da menopausa costumam ser bastante incômodos para a mulher, porém, existem algumas plantas que podem ajudar a diminuir; confira – Canva Equipes/Africa images

Conforme o passar dos anos da mulher, a tendência é que ela passe a conhecer os sintomas da perimenopausa e da menopausa. E, como eles costumam ser muito incômodos, a busca por uma solução se faz necessária. Existem algumas alternativas na fitoterapia e a especialista em medicina integrativa e na saúde da mulher, Dra.Helena Campiglia.

Publicidade

Cinco plantas que ajudam a mulher na menopausa

Muito se fala da amora, que é uma excelente alternativa para diminuir os sintomas da menopausa, como o calor excessivo, piora da memória e da qualidade do sono. Porém, existem cinco outras plantas que favorecem a saúde da mulher neste momento. Mas vale ressaltar que é necessário consultar um especialista que cuide da você antes de usá-las.

Dong Quai ou Ginseng Feminino

O Dong Quai é uma das ervas mais tradicionais da Medicina Chinesa, segundo a especialista. “Ele tonifica o sangue, regula a menstruação, auxilia no alívio da fadiga e dos fogachos. Análises também sugerem que, se combinado com outras ervas, pode reduzir a frequência e a intensidade dos sintomas vasomotores. Entretanto, é importante ter cautela, pois pode aumentar o fluxo menstrual e interagir com anticoagulantes”, alerta.

Vitex

Além de tratar sintomas da TPM, infertilidade e ovários policísticos, o Vitex contribui para o alívio da ansiedade, dos fogachos e do sangramento irregular no período de transição menopausal.

Cimicífuga

Graças às suas propriedades anti-inflamatórias e sedativas, a Cimicífuga é usada para aliviar cólicas menstruais, tensão pré-menstrual e calores da menopausa. “Estudos indicam que pode ser uma alternativa segura para mulheres com histórico de câncer de mama, pois não apresenta atividade estrogênica. No entanto, pacientes com problemas hepáticos devem ter cautela, já que algumas formulações podem afetar a função do fígado”, explica.

Erva-de-São-João

A Erva-de-São-João é conhecida pelo seu efeito antidepressivo, mas também tem mostrado ser eficaz na redução das ondas de calor em mulheres na menopausa. “Ademais, pesquisas apontam alguns benefícios adicionais quando combinada com Cimicífuga, especialmente para tratar sintomas como insônia, fogachos e depressão”, conclui.

Amora para a menopausa

E, já que citamos ela, por fim, temos a amora, que é rica em fitoestrógenos e, assim, auxilia na redução das ondas de calor, além de contribuir para a melhora da memória e da qualidade do sono. Pode ser consumida na forma de tintura ou chá, preparado com a infusão de suas folhas.

Publicidade