Léo Batista falece por causa de câncer no pâncreas; entenda o quadro
O apresentador da TV Globo tinha 92 anos e foi ao hospital, no último dia 6, com desidratação e dores no abdômen
O apresentador da TV Globo tinha 92 anos e foi ao hospital, no último dia 6, com desidratação e dores no abdômen
O apresentador da TV Globo, Léo Batista, faleceu neste domingo (19) por causa de um câncer de pâncreas. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Rios D’Or, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O jornalista estava desidratado e com uma dor abdominal, segundo o boletim médico divulgado na última sexta-feira (17).
O tumor no pâncreas, segundo especialistas, não costuma dar sinais quando está na fase inicial. Porém, podem surgir sintomas como fadiga, falta de apetite, perda de peso, pele amarelada, urina escura, dor nas costas e no abdômen – como foi o caso de Batista. Entre os sintomas mais graves, estão a cor da pele e o sangramento no estômago ou intestino.
Apesar de ainda não ser conhecida a causa do surgimento do tumor no jornalista, normalmente, os profissionais da área apontam a hereditariedade, tabagismo, sobrepeso, diabetes e pancreatite crônica não hereditária. Ademais, a idade também pode ser um fator de risco. A partir dos 60 anos, a chance do surgimento tende a aumentar, ainda mais quando se trata de pessoas do sexo masculino.
Os especialistas geralmente fazem o diagnóstico através de um exame de imagem – tais quais a ressonância magnética, a tomografia computadorizada ou a ultrassonografia – já o tratamento conta com cirurgias e quimioterapia, dependendo do estágio em que a doença se encontra. O maior perigo é quando gera metástase e infecta outros órgãos, como fígado ou região abdominal.
Ver essa foto no Instagram