Ícone do site

Janeiro Branco: Não deixe que suas metas de Ano Novo afetem sua saúde mental

Published 16/01/2025
Janeiro-Branco

Até o final do mês, estaremos no Janeiro Branco, o momento que incentiva as pessoas a buscarem apoio psicológico e se cuidarem - Pexels/Polina Kovaleva

Até o final do mês, estaremos no Janeiro Branco e este é o momento que incentiva as pessoas a buscarem apoio psicológico, a se cuidarem e a valorizarem o autocuidado e o autoconhecimento, contribuindo, assim, para um início de ano mais saudável e equilibrado. E este também é a época em que as pessoas estão focadas no cumprimento das suas metas, o que precisa ser feito de forma saudável. Sendo assim, conversamos com o psicólogo Cleo Holanda para te dar algumas dicas a levar tudo de forma leve.

Principais fatores que afetam a saúde mental

Existem alguns gatilhos que atingem a mente das pessoas em janeiro, como o estresse causado pelas resoluções de Ano Novo, expectativas irreais, pressão social que para ter um ano perfeito e, muitas vezes, a reflexão sobre conquistas não realizadas no ano anterior que resultam na frustração.

Quais sinais indicam a necessidade de um maior cuidado?

Perda de desempenho e de produtividade; sentimento persistente de tristeza, de desânimo e um vazio; dificuldade em lidar com estresse e pressões do dia a dia, nas gestões emocionais do cotidiano; forte resistência à mudanças; perda de apetite e do sono – ou o contrário de ambos – isolamento social, perda de interesse em atividades prazerosas e desejo de estar sozinho e se isolar são alguns dos sinais de que a saúde mental precisa de atenção. Ademais, aumento de autocriticismo e crenças de desvalor, fracasso e incompetência, dificuldade em se concentrar e tomar decisões também estão entre eles. Segundo o especialista, “todo quadro patológico precisa ser considerado quando começa a afetar o dia a dia da pessoa”.

Como estabelecer metas realistas?

Primeiramente, é importante entender que meta é tudo aquilo que consegue realizar, pois é algo que depende de você. Então Holanda deu alguns conselhos para que consiga cumpri-la.

Dicas para controlar a ansiedade e evitar a frustração

Caso a ansiedade bater ou você se frustrar, o profissional também deixou algumas dicas para você colocar em prática.

Sair da versão mobile