Já pensou se fosse possível fazer com que cegos voltassem a enxergar? Então anime-se, pois isso já está acontecendo. Graças à ciência, os pesquisadores japoneses devolveram a visão de três pessoas. Elas estavam com danos severos na córnea e, quando tratadas, foram capazes de voltar a enxergar. Veja os detalhes:
Primeiramente, para entender a descoberta, é necessário saber que, dentro do globo ocular, há um reservatório de células-tronco. E, se ocorrem doenças genéticas, queimaduras, alergias mais fortes e infecções, a córnea pode colapsar e não ser capaz de se recompor.
Os cientistas responsáveis pela pesquisa, publicada no periódico ‘The Lancet‘, conseguiu reprogramar as células-tronco adultas para o estado embrionário. Assim, a Universidade de Osaka conseguiu tratar duas mulheres e dois homens, com idade entre 39 e 72 anos, que tinham lesões na córnea e não conseguiam mais enxergar. Depois de dois anos, três dos quatro pacientes apresentaram melhora significativa e os olhos, que antes tinham aparência leitosa, estava brilhantes de novo. E, a partir de agora, os pesquisadores querem testar a descoberta em um número maior de voluntários.
Cinco cuidados para manter a saúde dos olhos
Um descuido que acontece sem querer no meio da correria do cotidiano e muitas vezes sem nem mesmo sabermos ser algo prejudicial pode causar muito desconforto e até mesmo problemas graves, podendo comprometer, por exemplo, a visão. Por isso, pedimos ajuda à oftalmologista Kemi Salami para elencar os mais comuns.000
- Coçar os olhos: Se suas as mãos estiverem sujas, ao coçar, você pode levar algum corpo estranho para dentro dos olhos, provocando alergias ou conjuntivite. Mas, mesmo com as mãos limpas, não é indicado ficar esfregando nessa região do rosto, pois, se isso acontecer com frequência e com muita força, pode desencadear a chamada ectasia da córnea, um problema na parte transparente que cobre a porção frontal dos olhos.
- Dormir com lentes de contato: Há chance de acontecer infecções e ceratites, inflamações na córnea, que têm como sintomas mais frequentes dor nos olhos, sensibilidade à luz, vermelhidão e visão turva. Dormir com as lentes de contato também leva a uma diminuição na oxigenação dos olhos.
- Usar colírios sem orientação médica: Dependendo do tipo de substâncias aplicadas, aplicar colírio nos olhos sem orientação médica, que parece um ato tão inofensivo, pode levar à catarata, glaucoma ou mesmo cegueira.