É verdade que estalar os dedos engrossa as juntas?

Entenda o que acontece quando fazemos o barulho com os membros e se isso modifica o formato deles, segundo especialistas

estalar-os-dedos
Estalar os dedos faz mal? Veja o que dizem os especialistas – Canva Pro/Africa images

Quem é que nunca teve aquela vontade irresistível de estalar os dedos em um momento de tédio? Porém, muitas vezes, não a realizou, porque se lembrou de alguém falando que iria engrossar e deixar os membros feios. Será mesmo que essa pessoa estava certa? Com todas essas dúvidas, procuramos saber o que dizem os especialistas. Confira:

Publicidade

O que acontece ao estalar os dedos?

De acordo com a médica ortopedista e especialista em mãos do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas, Renata Gregorio Paulos, o estalo dos dedos é uma reação normal do corpo. “O barulho resultante do hábito de apertar ou puxar as articulações dos dedos é causado pelo estouro de bolhas de ar formadas no líquido sinovial (que nutre e lubrifica as cartilagens) que surgem pela mudança de pressão no interior das articulações”, explica ao portal National Geographic.

Relações com artrose ou artrite?

Em 1998, o cientista e médico Donald Unger fez uma experiência em que ficou estalando somente os dedos da mão esquerda por 50 anos. Ao final das cinco décadas, nenhuma das mãos apresentava artrite, artrose, diferenças na articulação dos dedos ou problema no líquido sinovial. Mais tarde, outros especialistas repetiram o experimento com grandes grupos de pessoas e também não conseguiram comprovar a influência na saúde das articulações

Estalar os dedos afeta a aparência?

Até agora, não chegaram à alguma conclusão de que os dedos podem engrossar ou até mesmo se existe algum risco. “Alguns estudos observaram que a amplitude de movimento da articulação, que é o quanto ela pode se mexer, chega a aumentar um pouco depois de estalar os dedos. Mas nada significativo. Depois de um tempo, voltam ao estado normal”, conta Paulos.

Publicidade