Ícone do site

Dicas para aproveitar as festas de fim de ano sem prejudicar sua saúde digestiva

Published 17/12/2024
saúde-digestiva

As festas de fim de ano estão chegando e as inúmeras opções de pratos se lambuzar também; com isso, a saúde digestiva pode acabar impactada - Canva Equipes/rimmabondarenko

As festas de fim de ano estão chegando e, junto delas, as inúmeras opções de pratos salgados e doces para comer e se lambuzar. E é muito fácil cair na tentação de deliciar mais um pedaço e prolongar a saideira. O problema disso é o dia ou as horas seguinte(s), em que você sente que está com queimação ou náusea. Sendo assim, para evitar ou souber o que fazer caso aconteça, chamamos o cirurgião gastrointestinal, Dr. Lucas Nacif, para te dar algumas dicas. Confira:

Equilíbrio das escolhas

É possível curtir as festas sem prejudicar sua saúde digestiva. Segundo o especialista, a chave é equilibrar as escolhas alimentares. “Não se trata de cortar os prazeres, mas de optar pelas alternativas certas com consciência durante as festas. Por exemplo, é importante respeitar as condições do próprio corpo. Quem já tem gordura no fígado deve evitar pratos gordurosos e moderar o consumo de álcool para não sobrecarregar ainda mais o órgão. O mesmo vale para quem tem intolerâncias alimentares, como a doença celíaca, que precisa evitar o glúten, ou quem tem intolerância à lactose, que deve reduzir o consumo de alimentos lácteos. Mesmo que a mesa esteja rodeada de coisas gostosas, o primeiro passo é lembrar do que já te faz mal”, indica.

O que fazer para evitar o desconforto na saúde digestiva?

Além dessa, o cirurgião ainda indicou alguns caminhos para evitar o desconforto da saúde digestiva:

O que fazer se exagerar?

Os excessos alimentares e o consumo de álcool podem causar desconfortos no sistema digestivo, como refluxo, azia, sensação de inchaço e até dores abdominais. “Quando o estômago é sobrecarregado, o sistema digestivo tem dificuldade em processar grandes quantidades de comida ou alimentos mais pesados e gordurosos, comuns nas celebrações. Isso pode retardar a digestão e gerar sintomas indesejados, como sensação de peso e mal-estar geral”, explica Nacif.

Sair da versão mobile