Dia da Esclerose Múltipla: veja atrizes famosas que foram diagnosticadas com a doença

Apesar de ser possível conviver com a EM, os cuidados e tratamentos são muito importantes; entenda mais sobre o assunto

Esclerose-Mútipla
Conheça atrizes famosas que possuem Esclerose Múltipla e os cuidados necessários- Reprodução Instagram/@gutastresser e foto feita por Pino Gomes

Nesta sexta-feira (30), é o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla e, por isso, trouxemos algumas informações sobre a doença, como cuidados e sintomas. Além disso, lhe apresentamos quatro atrizes famosas que descobriram o diagnóstico da EM.

Publicidade

O que é a Esclerose Múltipla?

A Esclerose Múltipla é uma doença neurológica que age diretamente no sistema nervoso central e que atinge dois milhões de pessoas no mundo e 30 mil brasileiros, como aponta o Ministério da Saúde. Mais especificamente, o sistema imunológico ataca a bainha de mielina – estrutura responsável por revestir e proteger os neurônios – e afeta o funcionamento dessas células essenciais para o desempenho do corpo humano. Segundo a neurologista do Hospital de Transição Revitare, Dra. Vanessa Hachiman, os casos são mais frequentes em pessoas mais jovens, entre 20 e 30 anos.

Sintomas e cuidados da Esclerose Múltipla?

Primeiramente, a especialista afirma que os sintomas variam de acordo com o perfil e histórico do paciente. Eles podem ir desde dificuldades motoras, dores, fadiga, falta de ar, até problemas cognitivos. “Infelizmente, a Esclerose Múltipla é uma doença incurável, que exige acompanhamento constante para ajudar o paciente a enfrentar os desafios que podem surgir. Por isso, a abordagem dos cuidados paliativos, que é centrada no paciente, é fundamental. Ela busca controlar os sintomas, além de oferecer suporte psicológico e social, o que é extremamente importante”, afirma Hachiman.

Apesar de não ter uma solução certeira para o mal, o ideal, de acordo com a neurologista, é combinar o tratamento com os cuidados paliativos. “Pode ajudar a estabilizar a condição e reduzir o impacto dos surtos no dia a dia. Cada caso é único e a personalização do cuidado é a chave para melhorar a qualidade de vida, respeitando o que é importante para cada pessoa. A combinação de tratamento medicamentoso e acompanhamento contínuo pela equipe multiprofissional pode fazer uma diferença significativa na vida dos pacientes, apesar e além da doença”, conclui.

Famosas diagnosticadas com a Esclerose Múltipla

Com o diagnóstico rápido e o tratamento certo, é possível levar a vida enquanto convive com a doença. Abaixo, conheça quatro atrizes famosas que contaram que foram diagnosticadas com a EM. Confira:

Publicidade

Guta Stresser

Guta Stresser
Guta Stresser fala sobre a EM nas redes sociais – Reprodução Instagram/@gutastresser e foto feita por Pino Gomes

A eterna Bebel, de ‘A Grande Família’, descobriu a Esclerose Múltipla em 2021 e faz questão de conscientizar as pessoas sobre o assunto em suas redes sociais. Em uma publicação na última quinta-feira (29), ela usou o espaço para falar a respeito da importância do zelo. “Pode causar sintomas bastante desconfortáveis para quem convive com ela. Não tem cura (ainda) mas tem tratamento, inclusive com opções de medicamentos de alta tecnologia disponibilizados pelo nosso SUS , e também com uma abordagem terapêutica como fisioterapia, pilates, fonoaudiologia, terapias cognitivas, etc… Enfim, pode-se controlá-la e estar apta a viver com auto suficiência e capacidade laboral, mas é fundamental o diagnóstico e o tratamento para que ela não evolua rapidamente deixando então sequelas irreversíveis”, opinou.

Ana Beatriz Nogueira

A atriz descobriu a doença há 15 anos – Reprodução / TV Globo / Foto: Fabio Rocha

Ana Beatriz Nogueira convive com a doença há 15 anos. Na época em que descobriu, estava gravando a novela ‘Caminho das Índias, e falou sobre o assunto em 2018, durante uma entrevista à coluna de Patrícia Kogut. “O segredo é pesado. A gente vai digerindo, entendendo e resolvendo os fantasminhas. Minha decisão de falar foi motivada por amigos, por terapia e pelo desejo de tornar essa estrada mais fácil para quem tiver que passar por ela. Não estou doente, tenho uma doença”, compartilhou.

Ludmila Dayer

Ludmila Dayer
Ludmila Dayer fez um documentário para ajudar as pessoas que passam pelo mesmo que ela – Reprodução Instagram/@ludayer13

A atriz Ludmila Dayer revelou o diagnóstico em 2022, durante uma transmissão ao vivo no Instagram. E, para chamar atenção para o problema, ela resolveu fazer um documentário contando sobre os desafios que enfrentou por causa da EM, síndrome do pânico e o Vírus Epstein-Bar que, segundo ela, foi o que causou e esclerose.

Publicidade

Claudia Rodrigues

Claudia Rodrigues
Diagnosticada desde 2000, Claudia Rodrigues usa suas redes sociais para falar sobre a EM – Reprodução Instagram/@claudia_rodrigues_oficial

Claudia Rodrigues foi diagnosticada nos anos 2000 e costuma falar bastante sobre o tema em suas redes sociais. Recentemente, a responsável por dar vida à Marinete, em ‘A Diarista’, pediu para que os internautas ficassem alertas ao seu corpo. “Se você sente tremores, visão turva, falta de atenção, dores no corpo, rigidez e outros sintomas, não deixe de investigar”, pediu.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Publicidade

Uma publicação compartilhada por CARAS (@carasbrasil)

Publicidade