Contrair o abdômen enquanto faz exercício é extremamente importante; entenda porque

Fazer exercício físico é algo extremamente benéfico para a saúde, mas você sabia que, se você não tomar as devidas precauções, pode acabar se machucando?

contrair-o-abdômen
Apesar de a diástase ser uma condição bem conhecida por mulheres grávidas, ela também pode ser uma consequência de não contrair o abdômen – Canva Equipes/Jacob Lund

Fazer exercício físico é algo extremamente benéfico para a saúde, mas você sabia que, se você não tomar as devidas precauções, pode acabar se machucando? E uma das formas de se cuidar é contrair o abdômen enquanto treina. Veja porque:

Publicidade

Por que contrair o abdômen enquanto faz exercício é importante?

Apesar de a diástase ser uma condição bem conhecida por mulheres grávidas, ela também pode ser uma consequência de exercícios físicos mal feitos, especialmente quando o assunto é agachamento. “Ao fazer força para subir ou descer, a pessoa acaba segurando a respiração e estufando a barriga. O estufamento aumenta a pressão na região e, com o passar do tempo, a sobrecarga pode provocar a abertura dos músculos, provocando a diástase”, explicou a fisioterapeuta pélvica, Priscila Pschiski, ao Metrópoles.

O que fazer para evitar a diastáse?

  • Trabalhe a consciência corporal: Tente sentir os músculos do diafragma, do abdômen e do assoalho pélvico ao agachar, levantar pesos e até mesmo caminhar. “A pessoa deve sempre inspirar e expirar completamente durante a atividade física. Ao expirar, ela precisa contrair toda essa região. Um truque é imaginar um zíper grande que começa na parte genital e termina na região superior do abdômen e precisa ser fechado quando o ar está sendo expelido”, indicou a especialista. Consequentemente, assim, você também consegue melhores resultados.
  • Melhore sua postura: Quando você adota uma boa postura, os músculos do abdômen, do assoalho pélvico e do diafragma se alinham. Desta forma, o exercício com a coluna ereta facilita a respiração pelo diafragma. Ao contrário, pode acabar provocando uma instabilidade abdominal, fazendo os movimentos errados e resultando em lesões.
  • Ganhe mais condicionamento: “Quanto mais você trabalhar o corpo, a respiração e a contração, mais você vai exercitará os músculos, prevenindo o afastamento deles na região”, concluiu.

Leia também: Entenda causas e sintomas da diástase abdominal