Como evitar a dor no nervo ciático?

O neurocirurgião e especialista de coluna, Dr. Lucas Vasconcellos, explica o que é e como se prevenir de sentir o incômodo

dor-no-nervo-ciático
Especialistas dá dicas para se prevenir da dor no nervo ciático – Canva Equipes/MICROGEN IMAGES/SCIENCE PHOTO LIBRARY de sciencephoto

Quem nunca sentiu aquele tremendo incômodo nas costas, que foi descendo para a coluna? É a dor no nervo ciático que marcou presença no seu corpo. A boa notícia é que há formas de preveni-la. Sendo assim, o neurocirurgião e especialista de coluna, Dr. Lucas Vasconcellos, deu algumas dicas e explicou porque o incômodo acontece.

Publicidade

O que é a dor no nervo ciático?

A dor acontece porque ocorre uma compressão do nervo ciático, que, geralmente, é causada por hérnias de disco na coluna lombar. “Ela é decorrente da compressão do nervo principal ou de alguma raiz deste nervo. O nervo ciático é formado pelas raízes nervosas da região lombo-sacra. Qualquer um destes nervos comprimidos gera de dor, que irradia para a perna, no trajeto do nervo. As compressões podem ser por hérnias de disco, tumores, inflamações, instabilidades, deformidades ou fraturas. As causas genéticas são responsáveis por 10% dessas hérnias. Grande parte delas acomete apenas um lado do corpo”, explicou.

Quais os sintomas?

O sintoma da dor do nervo ciático é uma dor irradiada para o membro inferior direito ou esquerdo. “Ela se inicia na região lombar, acima do glúteo, e desce por toda a perna, e pode variar conforme o nervo que está acometido. Cada um tem seu trajeto específico. Por isso, sentindo a dor do nervo ciático, é indispensável a procura de um especialista para o diagnóstico. Nos sintomas, podemos ter choque, sensação de queimação, sensação de ardor, sensação de fraqueza e sempre uma piora dos sintomas ao sentar e ao fazer força e carregar cargas ou impactos”, especificou.

O que fazer para evitar a dor no nervo ciático?

Ter uma vida com boa qualidade é o resumo da resposta do que as pessoas podem fazer para evitar o incômodo. “A prevenção é o principal tratamento. Fazer atividade física. Ter uma boa postura. Ter condicionamento físico, fazer atividades de fortalecimento da musculatura e ergonomia no trabalho e posição correta ao dormir, além de evitar impactos, são as principais orientações para evitar a dor do nervo ciático”, detalhou.

Ademais, o tratamento ideal é a prevenção da hérnia de disco. “Previna-se com atividades físicas regulares, de, pelo menos, 30 minutos, três vezes na semana. Inclua também atividades de condicionamento físico e ganho de massa muscular, principalmente da região glútea, abdominal e perna. Tendo a hérnia e a dor ciática, em 90% dos casos é reabilitação com fisioterapia, com acupuntura, quiropraxia, medicamentos, e orientações do especialista, que, às vezes, podem ser desde o repouso ou mesmo o retorno às atividades, sempre sob orientação de um especialista em cirurgia da coluna”, finalizou.

Publicidade