Publicidade

Fernanda Montenegro toma posse na Academia Brasileira de Letras

Em novembro do ano passado, a atriz Fernanda Montenegro foi imortalizada na ABL; nessa sexta-feira, ela assumiu a cadeira 17 da Academia

Fernanda Montenegro toma posse na Academia Brasileira de Letras – Reprodução / Academia Brasileira de Letras

Nessa sexta-feira, 25 de março, aos 92 anos, a atriz Fernanda Montenegro tomou posse na ABL — Academia Brasileira de Letras. Em novembro do ano passado, ela foi imortalizada e passou a ocupar a cadeira 17. Na sua posse, ocorrida no Petit Trianon, no Rio de Janeiro, ela falou sobre arte, dramaturgia e a importância dos artistas.

Publicidade

Fernanda Montenegro toma posse na Academia Brasileira de Letras

“Sou uma incansável autodidata. Sou atriz. Venho desta mítica arte arcaica e eterna. Atores, cenógrafos, dramaturgos. Somos uma raça indestrutível. Somos amorais. Para muitos, ainda somos marginais. Nenhum pai e mãe aceitam um filho, muito menos uma filha, optarem pelo palco. Amadoramente, sim, mas não como profissão”, disse, durante seu discurso.

+++ Fernanda Montenegro é eleita mulher mais admirada do Brasil pelo 3º ano consecutivo

Ela destacou o fato de ser a primeira representante da arte brasileira a ser recebida na Academia. “A raiz desta arte está na complexidade de só existir através do corpo e da alma de um ator ou de uma atriz, ao trazer a literatura dramática para a verticalidade cênica”, completou.

Para alguém se candidatar à Academia, é necessário ser brasileiro nato e ter publicado uma obra que tenha reconhecimento do mérito ou livro de valor literário — de qualquer gênero. Os imortais são escolhidos a partir de uma eleição de voto secreto e, toda vez que um imortal falecer, a cadeira é declarada vaga e os interessados precisam se candidatar em até 2 meses. 

Publicidade

+++ Sasha recria fotos clássicas de Xuxa e emociona mãe