Publicidade
Escola de samba do Rio homenageará Santa Dulce dos Pobres em desfile sobre solidariedade – Foto: OSID

Consagrada a primeira santa brasileira, Dulce dos Pobres receberá uma homenagem mais do que especial este ano: sua vida será tema do desfile da Unidos da Ponte, escola de samba de São João de Meriti que nasceu na Baixada Fluminense, que desfilará no dia 20 de abril no grupo de acesso, e busca o acesso ao Grupo Especial.

Publicidade

Escola de samba do Rio homenageará Santa Dulce dos Pobres

O tema-enredo dedicado à santa católica recebeu o nome de “Santa Dulce dos Pobres – O Anjo bom da Bahia”, como é conhecida a freira em seu estado natal.

“A compaixão e o amor ao próximo foram os principais pilares para que Santa Dulce dos Pobres fosse conhecida internacionalmente”, disse Guilherme Diniz, carnavalesco da escola, que teve sua fala complementada pelo colega Rodrigo Marques: “Uma santa dos pobres e dos enfermos, que dialogava com as classes mais baixas da sociedade e não fazia distinção. Seu modo e seu jeito de ser transcenderam a Bahia”.

+++ ‘Eu superior’: o que é e como nos reconectarmos com o nosso?

O tema solidariedade é o foco da Unidos da Ponte, mas outros assuntos, como o futebol, grande paixão de Santa Dulce dos Pobres, também será retratado no desfile da escola de samba.

Publicidade

Samba enredo

No site oficial do ‘Rio Carnaval’ podemos acompanhar o samba enredo feito especialmente para Santa Dulce dos Pobres, em formato de oração, outra linda homenagem. Para acessar, clique aqui ou confira a seguir.

“Na cura da alma, um manto azul;  A “ponte” entre o divino e a devoção; A fé, mulher; Fez da bondade, tua peregrinação; E pé ante pé, nos trilhos da paz; Em oração bradou a caridade; Unir tantos elos, a nobre missão; E no olhar, a serenidade; Me cobre em teu manto, enxuga meu pranto; A bênção, senhora de São Salvador; Estenda a mão pra acalentar os filhos teus; Tudo é possível aos olhos de deus; Oh! Minha pequena, rogai por nós.

+++ ”Fiquemos perto deste povo agredido e abracemos com afeto”; Papa Francisco fala sobre a Ucrânia

Publicidade

E seja voz daqueles que não tem voz; E vai; Percorrer o destino que vai espalhar o bem; Mesmo no desatino quem vai te levar além; É aquela coragem que te fez singular; E onde houver dor traga a cura; No dissabor seja candura; Luz dos herdeiros julgados nas bênçãos da fé; A fé, sempre a tua bandeira; Colo de mãe brasileira; Bem-aventurada; Nessa prece imaculada; Anjo de amor, luz que me guia; Santa Dulce dos pobres, maria!; Em nome do pai, na cruz do perdão; Nos dê sua proteção”.

Conheça a história de Santa Dulce dos Pobres

Nascida Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, em 26 de maio de 1914 na cidade de Salvador, Bahia, a famosa Irmã Dulce ficou conhecida mundialmente por sua sensibilidade e caridade para com os mais favorecidos.

Ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus aos 18 anos de idade. Lá, ganhou o que seria seu nome popular, Dulce, em homenagem a sua mãe, já falecida.

Publicidade

+++ Qual a importância da religião na vida das crianças? Teólogo responde

Abrigava pessoas doentes em casas arrombadas, arquitetou albergues improvisados para pessoas pobres, criou fundações filantrópicas, teve seus primeiros milagres registrados em meados dos anos 2000. Essa é apenas uma parte do legado deixado pela Santa.

Irmã Dulce faleceu em 13 de março de 1992, aos 77 anos, no Convento Santo Antônio, após passar 16 meses internada. Foi canonizada em 13 de outubro de 2019 que o Papa Francisco no Vaticano, se tornando a primeira Santa Brasileira.

Publicidade