Publicidade
Triste ou feliz? 5 dicas para compreender e melhorar a saúde emocional dos cachorros – Pexels

Se tem uma coisa que é sinal de alerta para mães e pais de pets é quando eles começam a apresentar um comportamento incomum, ficam cabisbaixos, se alimentam menos ou até mesmo deixam de querer brincar. O que pode parecer uma reação repentina, porém, muitas vezes está conectada a uma série de fatores emocionais. Em algumas situações ainda, a maneira que demonstram infelicidade pode ser tão sutil que mal percebemos ou compreendemos o que pode estar acontecendo.

Publicidade

Antes que a saúde emocional do nosso pet reflita em sua saúde física ou se torne motivo de preocupação, manter um ambiente saudável, independente de espécie ou raça, pode estar a nosso alcance. Afinal, os animais se comunicam conosco o tempo todo, basta entender quais são as mudanças necessárias a se fazer.

+++ Como escolher o melhor tipo de chocolate para consumir na Páscoa? Cardiologista ensina

A mãe de pet Carolina Botelho, Dona do perfil ‘Os Paulistinhas’ nas redes sociais, por onde compartilha o dia a dia do Dingo e da Cacau, dois Fox Paulistinhas que estão sempre cheios de energia e prontos para brincar, nos ajuda a compreender alguns passos importantes para manter uma relação saudável com os pets.

5 dicas para compreender e melhorar a saúde emocional dos pets

DICA 1 – Momentos de carinho com o pet

Publicidade

Pode parecer óbvio, mas se lembrar de manter esse vínculo afetivo e de presença é fundamental. Conviva com o seu pet, faça brincadeiras, interaja até mesmo no momento da alimentação. Esses momentos juntos são a base de tudo.

+++ ”Beijar virou símbolo de liberdade após dois anos de pandemia”, diz psicóloga no Dia do Beijo

DICA 2 – Atenção com a alimentação:

Publicidade

Ofereça ao seu pet uma alimentação de qualidade e mantenha hábitos alimentares saudáveis. Garanta que estejam sendo proporcionadas vitaminas, minerais e todos os suprimentos para uma boa qualidade de vida.

DICA 3 – Se lembre da hidratação:

Cuidados básicos também podem ser melhorados. Além de garantir que tenha sempre água disponível, busque dar água potável e tratada. Da mesma forma, quando estiver muito calor, adicione água gelada para ajudar a resfriar o corpinho deles. Espalhar potes pela casa também facilita a hidratação do seu pet.

Publicidade

+++ MINDFUL EATING: Uma prática para quem quer aprender a não comer suas emoções o tempo todo

DICA 4 – Enriquecimento ambiental:

Promova o enriquecimento ambiental no momento das refeições. Ou seja, ofereça comedouros interativos de modo que possa simular a caça na natureza para se alimentar. Esse hábito colabora para a saúde mental do pet.

Publicidade

DICA 5 – Faça amizades:

A interação entre pets é super saudável e fundamental não só para socialização como para saúde emocional do pet. Frequentar espaços e promover encontros para além do seu ambiente comum e pessoas da família deve fazer parte da rotina. Praças, parques e brinquedotecas são ideais para esses convívios.

+++ Como não deixar o medo de mudanças te paralisar? Psicóloga aconselha