Publicidade

Gilberto Gil toma posse na Academia Brasileira de Letras

”Entre tantas honrarias que a vida generosamente me proporcionou essa tem para mim uma dimensão especial”; disse Gilberto Gil, em seu discurso de posse

Gilberto Gil toma posse na Academia Brasileira de Letras – Reprodução / Instagram / @gilbertogil

Na última sexta-feira, 08 de abril, o artista Gilberto Gil tomou posse na Academia Brasileira de Letras (ABL). O cantor e compositor se oficializou como ‘imortal’ após ser eleito em novembro de 2021 e disputar a cadeira com o poeta Salgado Maranhão e o escritor Ricardo Daunt. O baiano ganhou a eleição com 21 votos, contra 4 de Salgado e nenhum de Ricardo. Foram, ainda, 4 votos em branco e 2 nulos.

Publicidade

Gilberto Gil toma posse na Academia Brasileira de Letras

Gil passou a ocupar a cadeira 20 (que tem como patrono Joaquim Manuel de Macedo, escritor marcante do romantismo brasileiro) e sucede o acadêmico Murilo Melo Filho, um advogado, jornalista e escritor. Em seu discurso de posse, o cantor falou sobre ser o primeiro representante da música popular brasileira na Academia.

 “Entre tantas honrarias que a vida generosamente me proporcionou essa tem para mim uma dimensão especial, não só porque aqui é a casa de Machado de Assis, um escritor universal, afrodescendente como eu, mas também porque a ABL, fundada em 20 de julho de 1897, representa mesmo para quem a critica a instância maior que legitima e consagra de forma perene a atividade de um escritor ou criador cultura em nosso país.”

+++ Aos 46 anos, Viviane Araújo treina na gestação; especialista responde se é ideal ou não

Gilberto Gil também deixou claro quais são suas intenções dentro da ABL: colaborar para o debate em prol da justiça e da cultura. Atualmente, ele é o segundo negro a ocupar uma cadeira na Academia.

Publicidade

No final de março, a atriz Fernanda Montenegro também tomou posse na Instituição. Em seu discurso, a atriz falou que “a raiz desta arte está na complexidade de só existir através do corpo e da alma de um ator ou de uma atriz, ao trazer a literatura dramática para a verticalidade cênica.”

+++ Fernanda Montenegro toma posse na Academia Brasileira de Letras

Publicidade